quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Metais Pesados tiram Nutrientes de você!!


Nosso corpo pode estar intoxicado com várias substâncias, entre elas, metais pesados, que provocam danos em nossas organelas celulares, por exemplo as mitocôndrias, fazendo com que deixemos de produzir energia no nosso dia a dia. O resultado será cansaço, fraqueza, fadiga, déficit de atenção, perda de memória, acúmulo de gordura no fígado, alteração tireoidiana, entre outros. Veja no slide acima que quanto mais temos de metais pesados (cadmio, arsênico, alumínio, mercúrio e chumbo foram os analisados no trabalho acima), menor é quantidade de zinco e selênio. Ou seja, é bom fazer uma avaliação nutricional completa, incluindo a dosagem de nutrientes e de metais pesados no corpo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013



Você está atendendo um homem de 55 anos. Refere estar com medo do câncer de próstata e quer se prevenir. O avô dele teve câncer de próstata. Ele está dentro do peso, mas tem hábito de tomar leite (leucina e insulina) com café e açúcar (insulina). Baseado no slide abaixo, você deixaria ele continuar tomando leite? Seguindo o mesmo raciocínio, e whey protein (leucina) com maltodextrina (insulina)? Para quem, quando, como, que quantidade, são sempre as perguntas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BRASIL, CAMPEÃO MUNDIAL DE ANTIOXIDANTES!!



Content of phenolic compounds (mg GA/g of DW) in several vegetables grown in Brazil

Só no Brasil e em alguns paises tropicais nós encontramos uma variedade tão grande de alimentos com tamanho quantidade de compostos fenólicos. Estes últimos garantem às nossas células a prevenção e tratamento de uma série de doenças, especialmente as que aparecem com o envelhecimento natural do corpo. Quer chegar aos 80 e não ter alzheimer, parkinson, câncer de próstata e mama, e por aí vai? Encha-se de alimentos ricos de fenólicos antioxidantes. Valorize o que a natureza te oferece.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Reduzindo a retenção de líquidos!!

Que tal um chá de amora, hibiscus e rosa mosqueta? Todos com alto poder antioxidante, inibindo os radicais livres intracelulares, garantindo funcionamento adequado das células? Ter 40 anos e parecer 35, que tal? Silhueta mais fina sem a retenção excessiva de líquidos, grande propriedade do hibiscus.

Diuretic effect of compounds from Hibiscus sabdariffa by modulation of the aldosterone activity. Planta Med. 2012 Dec;78(18).
Acta Biochim Pol. 2012;59(1):129-32. Epub 2012 Mar 17. Carotenoid composition and in vitro pharmacological activity of rose hips.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tá intoxicado com alumínio? Como baixar?


Toma muita cerveja em lata? O revestimento interno tem alumínio. Se alguém estiver meio intoxicado com alumínio, é provável que suas mitocôndrias estejam meio devagar e apareçam dores abdominais sem explicação. Que tal, zinco, vitamina E, cobre, selênio, etc, ou seja, nutrientes para estimular enzimas antioxidantes, que são destoxificantes. Uma das formas de destoxificar, é neutralizar o potencial oxidativo de algumas substâncias, e não retirá-las do corpo.

Zinc sulphate and vitamin E alleviate reproductive toxicity caused by aluminium sulphate in male albino rats.Toxicol Ind Health. 2013 Jan 2.

Protective effects of copper against aluminum toxicity on acetylcholinesterase and catecholamine contents of different regions of rat's brain.
Neurol Sci. 2013 Jan 25. [Epub ahead of print]

Protective effect of selenium on aluminium-induced oxidative stress in mouse liver in vivo.
Environ Toxicol Pharmacol. 2011 Mar;31(2):302-6.