terça-feira, 29 de maio de 2012

Xarope de arroz, conhece?




Ingredientes

extracto de equinácea* (erva, 33%); extracto de acerola* (22,4%); xarope de arroz desidratado*; extracto de equinácea* (raiz, 7%); regulador de acidez: citrato de cálcio; anti-aglomerantes: carbonato de magnésio, dióxido de silício; extracto de própolis*; óleo de girassol*
* cultura biológica


O xarope de arroz é um produto feito para servir como adoçante natural ou edulcorante, muito utilizado nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. A industria infantil usa demais para colocar em leites infantis, de soja, de vaca, e a industria alimentícia em geral está tentando usar este produto para substituir parcialmente o xarope de frutose, retirado do milho, devido às complicações metabólicas já apresentadas e descritas aqui no blog. Vejo dois problemas em uma primeira análise: cádmio e arsênio tem forte propensão a se depositarem em cultivos de arroz. Um xarope pode concentrar estes produtos, e isto já foi encontrado por cientistas, publicado agora em maio, e pior em leites infantis, e os autores suspeitam que barras de cereais também estejam contaminadas (detalhe: produto analisado se dizia orgânico). O segundo problema é saber o índice glicêmico e a carga glicêmica, porque são feitos de arroz e para se produzir se usa processo enzimático, ou seja, é um produto já bem "digerido", provavelmente de rápida absorção, podendo induzir a obesidade, glicação e envelhecimento de células, etc. Por isso que o que eu gosto de verdade é alimento, da natureza, industrializou? Eu desconfio!


Fonte: Holtcamp W..Suspect sweetener: arsenic detected in organic brown rice syrup. Environ Health Perspect. 2012 May 1;120(5):a204.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Viagem dislipidêmica!!


INGREDIENTES:
Batatas desidratadas, óleo vegetal, farinha de arroz, amido de trigo, maltodextrina, sabor natural de Creme e Cebola ( sal, dextrose, soro de leite, óleo vegetal parcialmente hidrogenado, cebola em pó, açúcar, leite desnatado, sour cream, iogurte desnatado, aromatizantes naturais, acidulantes: ácido cítrico, ácido lático e ácido málico, realçadores de sabor: glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, estabilizante caseinato de sódio e açúcar invertido). Contém derivados de soro e leite. CONTÉM GLÚTEN.

Os ingredientes que vc vê acima são da batata que vc vê na foto, como poderia ser de inúmeras outras. Observe o que está sublinhado. Óleo parcialmente hidrogenado, que é a mesma coisa que gordura hidrogenada, que é fonte de gordura trans. Logo ao lado na foto, vc vê os efeitos do consumo de gordura trans (TFA é trans fatty acid) em marcadores de risco para doença cardiovascular, em estudo de revisão do ano passado, escrito em polonês, deixando bem claro o quanto o consumo deste tipo de produto nos faz mal. Resolvi escrever isto hoje pela falta de opção cada vez maior que observamos nos aviões na hora do lanche servido. Ontem no retorno de Curitiba, a Azul ofereceu "gratuitamente" este tipo de batata chips e um pacote de biscoito recheado, que é feito da mesma coisa. E o que achei curioso, pergunta se é só criança que consome? Não tinha um adulto no avião lotado que recusasse. Isso porque nem falei do restante das tranqueiras dos ingredientes. Triste!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Erva Mate para perda de gordura corporal!!

A erva mate é típica dos países sul americanos, consumida em grande escala no centro-oeste, sudeste e no sul do Brasil. A imagem mostra um dos resultados de um trabalho de outubro de 2011 que vou mostrar nas próximas aulas/cursos, que mostram que a erva mate é capaz de aumentar os níveis de GLP-1, um peptídio intestinal fundamental para produção de insulina e também para aumentar a termogênese, provocando aumento do gasto calórico e perda de peso, que foi o principal resultado encontrado pelos autores deste trabalho. Como gosto de ficar analisando por diversos prismas, vejo este aumento na produção de GLP-1 também como um sinal de regulação das funções intestinais, já que o GLP-1 é produzido especialmente no íleo e um pouco no cólon. Ou seja, mate ajuda na prevenção e tratamento da disbiose intestinal.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

EFEITO RUIM DO ESTRESSE OXIDATIVO!!

Ontem ministrei uma palestra sobre propriedades dos óleos vegetais e um dos questionamentos foi: qual o problema de oxidar as gorduras? Eu respondi na hora sobre o efeito nos óleos e as vantagens de não deixar que eles se oxidem. Mas ao mesmo tempo fiquei pensando em fazer esta postagem. E a oxidação dos ácidos graxos (gorduras) presentes nas nossas membranas, qual o problema disso? Quem mais oxida nossas membranas são os radicais livres, de oxigênio e nitrogênio especialmente. E o resultado disso é a produção de subtprodutos finais da peroxidação lipídica, como o hidroxinonenal (HNE). E um dos efeitos deletérios deste HNE é que eles alterem a estrutura do colágeno, levando a perda de elasticidade da pele, envelhecimento precoce, fraqueza das unhas, entre outras. E não adianta ficar tomando colágeno, mesmo hidrolizado, se ele continuar sendo oxidado e glicado. E vc sabia que o osso é feito de colágeno (tipo 5)?

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MACARRÃO PARA VAGINA!!

Isto é o que dizem os autores do estudo feito em Glasgow, que recrutaram 26 mulheres que apresentavam infecção vaginal por candida e ofereceram a elas o hidrolisado de glucomanan (ou glucomanano) obtido a partir do macarrão Kojac, que na verdade é um tubérculo. A glucomanan é um fibra solúvel, de efeito prebiótico, que ajuda a reduzir o pH intestinal e vaginal, reduzindo as bactérias e fungos patogênicos presentes nestas regiões. Além disso, esta fibra tem excelente poder sacietógeno e inibidor da absorção de gorduras e carboidratos.

Fontes:

The use of konjac glucomannan hydrolysates to recover healthy microbiota in infected vaginas treated with an antifungal agent. Benef Microbes. 2012 Mar 1;3(1):61-6.
Comparison of konjac glucomannan digestibility and fermentability with other dietary fibers in vitro. J Med Food. 2012 Feb;15(2):120-5. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

PROGRAMA GRATUITO PARA CÁLCULO DE DIETA!


O programa ADSNutri é um software de análise de dietas que foi desenvolvido especialmente para profissionais da área de nutrição com objetivo de facilitar o acompanhamento de dietas e pode ser utilizado gratuitamente. Não tenho experiência com seu uso, portanto não posso emitir opinião, mas quem baixar e começar a usar e puder voltar ao blog e dar um parecer, seria bastante interessante para todos. Clique aqui para ir ao site.


domingo, 13 de maio de 2012

Aniversariando e estudando sobre o café!!

Estou aqui usando o espaço destinado a meu marido para suas postagens, porque estamos agora comemorando seu niver com família e amigos, e depois do churrasco e parabéns no fim da tarde, fomos agora tomar um nespresso. Eis que surgiu a pergunta feita por alguns familiares: café faz mal? E o descafeinado? No nespresso, existem as opções de café descafeinado, e recentemente tínhamos estudado exatamente isso, e aí vim aqui dividir a informação com vocês, seguidores do blog dele tanto quanto eu: consumo de café descafeinado  pode prevenir acidente vascular cerebral (cerebelar/encefálico) tanto quanto o cafeinado (consumo de 3 xícaras ao dia), e quem deseja reduzir os riscos da cafeína, o descafeinado poderia ser uma boa opção, porque os efeitos se devem aos compostos fenólicos, em especial ao ácido clorogênico. Como Henrique gosta de escrever, quem desejar ler, a referência está abaixo (infelizmente não sei como ele faz para colocar os links para clicar diretamente). Parabéns amor, cada vez melhor, em tuuuudo.


Kim J, Lee S, Shim J, Kim HW, Kim J, Jang YJ, Yang H, Park J, Choi SH, Yoon JH, Lee KW, Lee HJ.Neurochem Int. 2012 Apr;60(5):466-74. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MAL QUE FAZ FALTA DE VITAMINAS!!

Vitaminas da complexo B são importantíssimas para todo o metabolismo energético, em especial para o funcionamento das mitocôndrias. Quando elas não funcionam, piruvato acumula e a mensagem automática é menos oxidação de glicose. Resultado é acúmulo intracelular e extracelular de glicose. Menos glutationa intracelular, mais intoxicação e estresse oxidativo. Glicemia alta, resultado é esclerose, envelhecimento precoce dos vasos, enrijecimento, hipertensão, redução do fluxo sanguíneo, perda da contração muscular e da cognição/memória. Vamos melhorar a dieta?

terça-feira, 8 de maio de 2012

FRUTOSE NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA!!

Veja texto original de alguns artigos que andei estudando para o curso de bioquimica e o infográfico acima. Fica claro que a frutose, obtida por exemplo do xarope de milho ou amido de milho hidrolizado (fique longe de alimentos que contenham estas formas de frutose),  é hipertensiva, destruidora de células beta do pâncreas e indutora de diabetes tipo 2, inflamação crônica, e  indutora de hiperuricemia, consequentemente lesão renal, e muito importante, não se trata estes pacientes hiperuricêmicos, não se reduz seus efeitos de induzir à resistência à insulina (IR) com alopurinol. Pouca eficiência e alto custo. O tratamento é dietético. Clique na imagem que ela aumenta de tamanho.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PÓS GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA!

A instituição onde eu leciono aqui em Brasília (UNIEURO) está com suas inscrições abertas para pós graduação em nutrição esportiva. Mais detalhes, clique aqui. Vale a lembrança que meu curso de extensão em bioquimica (folder a direita) será lá também, agora em junho.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cromo para baixar glicemia!!

Pessoas que apresentam aumenta da glicemia em jejum podem estar com uma diversidade de problemas, mas o mais comum é a resistência periférica à insulina-RI (e mesmo pessoas com glicemia normal/alta também podem estar com RI). E o cromo é um mineral que age em pelo menos 4 vias diferentes dentro das células, especialmente células de fígado, músculos, pâncreas e adipócitos, promovendo aumento da captação de glicose via estímulo na ação dos transportadores de glicose (GLUT´s). E o que é mais importante, nas pessoas com deficiência, NÃO PRECISAMOS de doses muito altas segundo a literatura. Aliás, o excesso de cromo trás sérios riscos e para tomar suplemento de cromo qualquer pessoa precisa saber o nível de cromo no corpo.  Um exemplo de estudo: você pode ler o de Sharma S e cols (2011) que mostrou que a oferta de 9g de levedura de cerveja, que fornece 42 mcg de cromo ao dia, por 3 meses, reduziu a glicemia, a hemoglobina glicada e todos os parâmetros de dislipidemias (colesterol, triglicerídios, etc). Você encontra cromo, além do levedo de cerveja, em ovos, germen de trigo, banana, aveia e outros grãos integrais, pimentões, queijos magros, cogumelos, castanhas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

INHAME E HORMÔNIOS!!

O inhame apresenta em sua composição uma saponina de ação esteroidal, que age de forma semelhante e que interfere em nossas hormônios,chamada diosgenina. Tem uns grupos de estudiosos Koreanos que tem publicado resultados importantes sobre o inhame e à diosgenina. São estudos em 2 ou 3 áreas. Uma delas é a capacidade da diosgenina em aumentar a formação de colágeno tipo 1 e estímulo a osteoblastos, melhorando toda a matriz óssea para depósito de minerais, especialmente o cálcio. Outra linha de pesquisa é na capacidade fitoestrogênica do inhame, que já se mostrou efetivo em reduzir a proliferação de células de câncer de mama. E este mesmo grupo que estuda esta parte hormonal, já andou publicando, ainda que com baixa relevância estatística, possível potencial da diosgenina a ser utilizada como terapia de reposição hormonal, em mulheres pós menopausadas. Em contrapartida, há uns pesquisadores australianos, da Universidade de Queensland,que já demonstraram aumento da fibrose renal, em ratos, com uso prolongado deste inhame, que na maioria destes estudos, o utilizado é sempre o mexicano. Fica a dica para pesquisas científicas com o nosso inhame. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Biologia e bioquímica!!


No primeiro e segundo graus, sempre gostei muito de biologia. Foi já daí que descobri porque as vitaminas estão sempre em algumas fontes alimentares e os minerais em outras. Tenho biólogo também na família, Leonardo, meu primo, e conversamos de vez em quando. E este fim de semana um pouco mais prolongado, depois de 20horas de aula só de vitaminas, aproveitei para isso. Vejam que interessante. Um beija flor vive até uns 10anos, em média menos por conta de predadores e alterações de habitat, e as tartarugas (e similares como cágados, jabutis, etc) chegam a mais de 100 anos. Diferenças metabólicas enormes. Os primeiros usam metabolismo aeróbio em ritmo aceleradíssimo, precisam produzir energia o tempo inteiro por conta da velocidade com que batem as asas, e muita produção de calor. Portanto usam demais as mitocôndrias, o oxigênio por consequência, e ai aparecem os radicais livres em excesso, encurtando o tempo de vida. Para piorar, para garantir este rápida geração de energia, se alimentam principalmente de açúcares (consomem pólen e alguns insetos para fonte proteica e de minerais), o que aumenta a formação dos AGE´s e subprodutos do metabolismo glicolítico, caramelizando e envelhecendo o próprio corpo. As tartarugas também são aeróbias, mas lentas, com oxigênio na medida certa, no lugar certo. Uma espécie de apreciadores da Yoga e do Tai Chi Chuan. As mitocôndrias são as grandes produtoras de nossas defesas antioxidantes, desde que estimuladas na medida certa. Temos que reduzir o ritmo frenético de nossas vidas se quisermos envelhecer com saúde. Sempre que puder durante o dia, pare alguns segundos e faça 3 respirações completas, lentas e bem profundas. E coma menos açúcar, doces e similares.

Obs: lembra de quem ganhou a corrida? A lebre ou a tartaruga?