segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMO ELIMINAR MERCÚRIO?

Mercúrio é para o nosso sistema orgânico é uma grande toxina. Alterações neurológicas e tireoidianas estão já bem descritas quando há acúmulo de mercúrio. Uma das formas mais clássicas de contaminação por mercúrio é o consumo de frutos do mar, em especial, quando concentrados no caso de suplementos de óleo de peixe, conhecidos como ômega-3.  A forma que eu vejo mais nutricional de retirar o excesso de mercúrio e principalmente, neutralizar seus efeitos no corpo (nem sempre conseguimos eliminar, mas apenas neutralizar), é consumindo fontes de selênio. A suplementação pode ser usada, mas muito melhor quando observamos experiências pelo mundo que demonstram que o consumo de selênio na dieta reduz o mercúrio. Selênio é encontrado em grande concentração nas castanhas, especialmente do Pará/Brasil, no trigo integral, no alho e cebola. Desejar ler mais sobre o assunto, veja em:

Dietary selenium reduces retention of methyl mercury in freshwater fish.
Environ Sci Technol. 2011 Nov 15;45(22):9793-8. Epub 2011 Oct 27.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALUMINIO FAZ MAL!!

Neste sábado minha esposa atenderá uma paciente que veio por indicação de uma médica, entrou em contato comigo porque já não sabia mais o que fazer. A paciente apresenta alterações de humor constantemente, vômitos e diarréia que aparecem sem explicação, insônia constante e o que mais preocupa a própria paciente e sua médica, foram as convulsões. Pedi à doutora que solicitasse exames de metais pesados e enviasse para minha esposa já para fazer uma leitura prévia, chegou ontem. Eis que me aparece uma alta concentração de alumínio. Claro que sábado uma bela anamense será feita para saber as possíveis origens deste aluminio ,e vamos propor um tratamento para retirada deste e de outros metais tóxicos. Mas quero deixar a dica para leitura do artigo da relação entre alumínio e alterações neurológicas, como por exemplo, convulsões. Basta clicar aqui.

terça-feira, 24 de abril de 2012

REFRI COM ADOÇANTE.VALE A PENA?

Continuo não acreditando nesta proposta de troca de açúcar por adoçante. Quanto mais se estuda pelo mundo afora estes edulcorantes, pior fica. Consumo regular de refrigerante diet (zero) leva a perda da função renal. O mesmo vale para maior prevalência de obesidade. Aumento do apetite. Alteração da dentes. Hiperestimulação pancreática para liberação de insulina, risco para pacientes com hiperinsulinemia, obesidade, pancreatite, etc.

Public Health Nutr. 2012 Apr 12:1-8. [Epub ahead of print]
Association between commercial and traditional sugar-sweetened beverages and measures of adiposity in Costa Rica.

Dent Assist. 2011 Jul-Aug;80(4):14-6, 18-20, 22-3 passim; quiz 29-31.
An update on the dangers of soda pop.

Effects of diet soda on gut hormones in youths with diabetes..
Diabetes Care. 2012 May;35(5):959-64.

Clin J Am Soc Nephrol. 2011 Jan;6(1):160-6.
Associations of sugar and artificially sweetened soda with albuminuria and kidney function decline in women.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

GERGELIM E LINHAÇA PARA ENGRAVIDAR!!

Estava eu comendo uma barrinha feita de sementes de linhaça e gergelim e resolvi fazer postagem sobre elas. Existe uma ampla discussão na ciência mundial sobre os possíveis efeitos estrogênicos das lignanas encontradas nestas duas sementes. Este é um assunto a ser abordado com calma, em uma mesa redonda, workskop, algo do gênero. Mas vale a colocação aqui que alguns cientistas já conseguiram demonstrar, ao menos em animais, que o extrato de gergelim pode aumentar os níveis de testosterona, assim como a linhaça. E parte da explicação se dá pelo efeito inibidor da enzima 5 alfa redutase, enzima que quando bloqueada, evita a transformação da testosterona em dihidrotestosterona, reduzindo o risco de câncer de próstata e mama por exemplo, e aumentando os níveis de testosterona. Há quem diga que gergelim é fonte de vitamina T, só não se sabe se o T é de Tahine ou da Testosterona.

Quem desejar ler mais:

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIETA DO ABACAXI COM MELANCIA FUNCIONA!!

Atenção pessoal de Salvador e redondezas, curso de extensão de obesidade no próximo sábado está confirmado, e vou mostrar exclusivo para vcs como e porque comer abacaxi  ajuda na perda de gordura corporal e manutenção do peso saudável. Que tal fazer uma gelatina com suco natural de abacaxi?

Obs: acabei de comprar dois belíssimos artigos novinhos, chegaram para mim hoje, ainda vou ler, que falam sobre a indução de câncer a partir da glutamina.

terça-feira, 17 de abril de 2012

TODA SUPLEMENTAÇÃO (MAL FEITA) SERÁ CASTIGADA!!

Em alguma postagem recente, a seguidora Erica Cordeira pergunta sobre um suplemento recomendado para problemas de articulação. Um dos nutrientes presentes neste determinado suplemento (que não é o meu preferencial) e em outros que particularmente eu gosto mais, é o cobre. O cobre é o nutriente fundamental para toda enzima oxidase do nosso metabolismo. Uma delas, a lisil oxidase, enzima mais importante para síntese de colágeno. Além disso, diversos trabalhos mostram que o cobre é capaz de estimular condrócitos, aumentando portanto a síntese de colágeno nas articulações. Entretanto, há trabalhos que mostram que o cobre também é capaz de estimular a proliferação de células carcinogênicas de boca, aumentando inclusive o tamanho do tumor.

Quem desejar ler mais:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22367676

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21789542

quinta-feira, 12 de abril de 2012

EXAMES BIOQUIMICOS 2!!

Aproveitando que minha cabeça está girando em termos de exames bioquimicos, vamos lá:

Paciente estava com uréia de 22 e 3 meses depois aparece com 36. A creatinina estava estava 0,7 e aparece 0,9 também depois de 3 meses. Tudo normal, poderia dizer alguém, já que está dentro da faixa de normalidade. Não vejo assim. No mesmo paciente foi feito antropometria e o resultado foi aumento do percentual de gordura e redução da porcentagem de massa magra. Existe correlação entre esses dados? Com certeza. Para confirmar minha hipótese eu olharia o exame bioquimico funcional de estresse adrenal e de estresse oxidativo. É isso que vou discutir no sábado próximo. É assim que trabalhamos na nutrição funcional, é assim que Dra Lílian, minha esposa vai passar a atender seus clientes a partir do fim do mês, interrelacionando os dados do paciente, em uma visão global e funcional do ser humano.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EXAMES BIOQUIMICOS!!

Neste fim de semana aqui em Brasília vou falar de exames bioquimicos aplicados à atividade física. Assunto bem pertinente pois há pouco mais de 1 ano estou fazendo os exames bioquimicos funcionais na clínica Bem estar. Exames feitos na urina e saliva, que incluem detecção de disbiose, estresse ou fadiga adrenal, estresse oxidativo, determinação de vitamina C e zinco. Vou abordar sobre eles na palestra, claro, e já deixo um questionamento: dosar o lactato sérico é importante para verificar o quanto anaeróbio está ou não o treinamento do praticante de atividade física. Mas em uma visão completa do indivíduo, pensando em termos funcionais, se ele tem disbiose intestinal, caracterizada pela má digestão da lactose? Lactose que não é digerida, é fermentada por bactérias e parte deste produto é lactato, que também pode induzir a acidose láctica.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

BCAA INDUZ A CÂNCER E DIABETES!!

Para aqueles que não gostaram da postagem sobre possibilidade de BCAA induzir a câncer, e por falta de argumentos, imbecilidade, falta de educação e incapacidade geral, fazem comentários arrogantes, com xingamentos, coloco mais uma postagem para ver se são estimulados a estudar um pouco mais. Veja a foto acima e tente estudar porque a Leucina, principal representante dos aminoácidos de cadeia ramificada tem forte capacidade de induzir a diabetes tipo 2. E veja que o autor fala em consumo de carnes e leite, imagine tomar a leucina concentrada na forma de suplemento?! Vou mostrar este trabalho científico, publicado agora em 2012, no meu curso de bioquímica em junho aqui em Brasília. E o autor deste trabalho, um dos pesquisadores mais consagrados no mundo, também a faz a relação da leucina com câncer,e propõe solução dietética. Não é que não se pode mais consumir suplementos de whey ou de BCAA, eu mesmo faço o uso e prescrevo, mas quando, quanto, para quem, são perguntas fundamentais a serem respondidas. A vida exige moderação, em tudo, até nos comentários. Pena que todos que agem como se existisse apenas uma verdade (são poucos, uma minoria), se escondem, não assinam, não dizem de onde são, porque processados seriam. Eu dou minha cara a tapa, as pessoas tem todo direito de concordar ou não, ciência é assim, ponto e contra-ponto, e sempre proponho a discussão em alto nível, baseado na ciência, e nas leis de Deus.

OBS: O BLOG ULTRAPASSOU MEIO MILHÃO DE VISITAS DESDE SUA CRIAÇÃO. ESPERO QUE ELE TENHA CONTRIBUÍDO AO MENOS UM POUCO PARA A VIDA DE CADA UM, E QUE ASSIM CONTINUE.OBRIGADO A TODOS.

domingo, 8 de abril de 2012

ELIMINANDO O SÓDIO DA PÁSCOA!!

Comeu bacalhau na sexta? Fez churrasco ontem de dia e comeu pizza a noite? E hoje vai comer bacalhau de novo? Vai comer "chocolate"? Ou seja, altíssima concentração de sódio em todas essas refeições. Que tal jogar fora o excesso? Dê preferência para melão, melancia, tangerina, abacate, morango, abacaxi e maçã com casca. Nas hortaliças, todas as folhas verdes escuras são diuréticas, cenoura, beterraba, chuchu, salsinha, aipo, alcachofra. Nos chás/fitoterapia, matte, cavalinha, branco e verde, dente de leão, erva-andorinha, bombax ceiba, camomila. Aumente a ingestão hídrica e evite alimentos com aditivos quimicos que contenham sódio, por exemplo, glutamato monossódico, EDTA, citrato de sódio, sulfitos de sódio, entre outros. Sauna e atividade física ajudam bastante. Cuidado com água de côco, não abuse pois contém sódio e cloro.

Obs: Dê uma olhada na fonte de cacau que você comprou ou ganhou e procure nos ingredientes: sal e bicarbonato de sódio.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

TANGERINA DEIXA FORTE, TESUDO, SEM CÂNCER E COM COLESTEROL BAIXO!!

Creio que isso seja possível comendo frutas citricas de uma forma geral. Isso porque os flavonóides encontrados nestes tipos de futas, especialmente apigenina, naringenina e hesperetina tem capacidade de inibir a aromatase, enzima que aumenta formação de estradiol, bloqueando carcinoma mamário. Como aromatase bloqueada também leva ao aumento de testosterona, resultado é aumento do vigor sexual e com mais massa muscular. E alguns trabalhos recentes tem mostrado que a hesperetina da tangerina (forma aglicona da hesperedina) é capaz de estimular a função do HDL em retirar colesterol dos macrófagos e fazer o transporte reverso do colesterol. E ainda hátrabalhos que mostram proteção hepática, neurológica e diretamente na aorta. Isso sem contar que tangerina tem tangeretina, outro flavonóide importante. Camarões ao molho de tangerina com raspas da casca fica fantástico, vou refogar agora, tá de molho no tempero desde as 6:30h. Detalhe: jogar o molho e as raspas no final, meio minuto de cocção e abafar, pegar gosto sem perder os flavonóides, com belissimo azeite no final para protegê-los. Como eu sempre digo, "hoje vai ter lua cheia" (risos).

J Nutr Biochem. 2011 Dec 30. [Epub ahead of print]. The citrus flavonone hesperetin inhibits growth of aromatase-expressing MCF-7 tumor in ovariectomized athymic mice.
 
Hesperetin Upregulates ABCA1 Expression and Promotes Cholesterol Efflux from THP-1 Macrophages. J Nat Prod. 2012 Mar 19. [Epub ahead of print]

Tangeretin, a citrus flavonoid, inhibits PGDF-BB-induced proliferation and migration of aortic smooth muscle cells by blocking AKT activation. Eur J Pharmacol. 2011 Dec 30;673(1-3):56-64