sexta-feira, 30 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS PULGAS!!

Não estou falando daquelas tradicionais, mas da pulga dágua (Daphnia magna), um crustáceo, microscópio, de água doce, e que foi utilizado para testes com a sucralose. Segundo o estudo, o comportamento deste ser vivo sofre profunda alteração com a dissolução da sucralose na água, em especial na velocidade do nado e no tempo necessário para encontrar o alimento. Os autores propõe mais estudos sobre a possível ação da sucralose no sistema nervoso, central e periférico, e eu, proponho que as pessoas fiquem atentas a mudanças comportamentais após o uso deste edulcorante.

Fonte: Sucralose - an ecotoxicological challenger? Chemosphere. 2012 Jan;86(1):50-5.

 

quinta-feira, 29 de março de 2012

LINHAÇA TEM AÇÃO ANTICANCER!

É o que mostrou estudo recentemente publicado pela Universidade do Estado da Dakota do Norte, nos EUA. Segundo os autores o consumo de brotos de linhaça (acredito portanto na utilização da linhaça deixada de molho, linhça germinada) favorece a transcrição do gene da proteína P53, uma potente protetora e supressora de tumores, através da indução da apoptose. Neste estudo especificamente, o bloqueio foi no crescimento de tumores na mama, feito em humanos, importante pois é o câncer mais prevalente em mulheres no Brasil.

Fonte: Flaxseed sprouts induce apoptosis and inhibit growth in MCF-7 and MDA-MB-231 human breast cancer cells. In Vitro Cell Dev Biol Anim. 2012 Mar 22. [Epub ahead of print]


terça-feira, 27 de março de 2012

NEM TODO AZEITE É AZEITE!!

Observe as imagens. Independente da marca, fiz questão de colocar uma tarja, para não prejudicar nenhuma delas, mas vale para qualquer uma que esteja escrito azeite refinado. Azeites de qualidade devem conter compostos fenólicos, substâncias benéficas para o corpo, e só encontramos estas substâncias em azeites virgens de baixa acidez. A outra figura que vc vê, mostra o consumo de um bebida feita com azeite refinado, fonte de gordura monoinsaturada (MFA). O resultado é aumento dos níveis de TNF, indicador de inflamação, o contrário do que obteríamos se consumíssemos azeite virgem de baixa acidez. Se possível, divulgue esta informação, recomende no google, indique, ela é importante para a população como um todo. Vendem por aí produtos que não são saudáveis e que o leigo pode se enganar facilmente.

obs: se desejar ver melhor o que está escrito nas imagens, basta clicá-las.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Você conhece o Banabá?

Eu também não conhecia, ao menos com este nome. Já conhecia a flor Lagerstroemia speciosa, muito utilizada em países asiáticos, e que demonstra atividade antihiperglicêmica, protetora renal e antiobesidade. Banabá parece ser o nome como é conhecida especialmente nas Filipinas. Estas propriedades se devem principalmente à substância Penta-O-galloyl-glucopyranose (PGG), que parece ter ação inibidora da absorção de gorduras e parcialmente de açúcares, e também de reduzir a adipogênese, que a proliferação e maturação das células gordurosas, os adipócitos. Já já chega cá por estas bandas.

Quem quiser lerum pouco mais clique aqui

terça-feira, 20 de março de 2012

WHEY INFLAMA!

Veja a foto acima. Mostra o quanto algumas refeições ricas em proteínas são capazes de aumentar os níveis de MCP-1, que é a proteína de quimiotaxia de monócitos, produzidas por células endoteliais. Observe que logo após o consumo, todas as fontes proteicas reduzem a MCP, porém aos 60 minutos, enquanto a refeição de peixe (cod) manteve a redução da MCP, a refeição com Whey já provoca efeito contrário, e será a proteína que ao final dos 240 minutos terá maior aumento de MCP-1. Quanto mais MCP-1, mais macrófago dentro do tecido, portanto mais inflamação,mais hipertrofia de adipótico, mais obesidade. Observe que ao final, a caseína também atinge valores similares ao Whey, e ambas estão presentes em leite.

Obs: whey utilizado neste estudo foi isolado.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FICAR EM JEJUM AUMENTA O ÁCIDO ÚRICO!!

Isto acontece porque uma das formas de se produzir ácido úrico é aumentar a formação de hipoxantina a partir da adenosina monofosfato (AMP). O AMP é produzido a partir da degradação do ATP, combustível de reserva das células, que quando em jejum (4 a 5 horas sem comer), precisam gerar energia e acabam promovendo degradação parcial do próprio ATP. Imagine então se for uma pessoa que está andando para lá e para cá, resolvendo problemas em plena Avenida Paulista, sem tempo para comer nada!? Ela precisa de energia nos músculos porque está em movimento, mas não se organiza para ao menos comer uma banana. Resultado vai ser quebra do ATP, e talvez o ácido úrico ainda aumente muito, caso isto aconteça em situação estressesante, porque haverá perda muscular, como maior liberação de nitrogênio proveniente dos aminácidos para a formação das purinas, precursoras do ácido úrico. Importante:lembrar de mandar esta pessoa beber mais água para ajudar a eliminar os uratos.

CURSO DE OBESIDADE CONFIRMADO!!

Próximo sábado dia 24 de março confirmado, 10 horas de atualização em nutrição e obesidade em Goiânia. Mais detalhes sobre o curso, aqui ao lado direito.

domingo, 18 de março de 2012

TÁ NA ÉPOCA DO CAQUI!!

Tradicionalmente conhecido por ser fonte de carotenóides, precursores da vitamina A, esta fruta tem se mostrado efetiva em reduzir a inflamação, ter ação analgésica, antioxidante e protetora de danos ao DNA celular (anticâncer) e anihipertensiva. Além disso, suas antocianinas parecem reduzir atividade de enzimas digestivas de carboidratos, o que reduz absorção destes, importante para controle glicêmico e obesidade, por exemplo. Já se sabe também que esta fruta é capaz de reduzir a síntese de melanina via inibição da tirosinase, importante para quem está fazendo tratamento estético para redução de manchas, mas discutível para quem deseja repigmentar a pele, como psoríase e vitiligo. Eu já fiz peixe ao molho de caqui e maracujá, fantástico.

Afr J Tradit Complement Altern Med. 2011;8(1):11-4.
Biosci Biotechnol Biochem. 2011;75(8):1435-9.
Biosci Biotechnol Biochem. 2011;75(4):650-5.
Biosci Biotechnol Biochem. 2010;74(7):1380-5.
Biol Pharm Bull. 2010 Jan;33(1):122-4.


sexta-feira, 16 de março de 2012

CUIDADO COM RIBOSE!

Ribose é um carboidrato de 5 carbonos, uma pentose, que tomou muita força nos últimos anos, especialmente como suplemento para praticantes de atividade física, com intuito de aumento de hidratação e maior formação e resintese de ATP, já que a ribose entre na via das pentose fosfato. Mas o desenho que você vê acima é de uma pesquisa feita no meio do ano passado, mostra a região do hipocampo, mais especificamente o giro dentado ou giro denteado, região responsável pela cognição, ou seja, memória, atenção, aprendizado. E nos animais que receberam ribose, houve maior formação dos produtos finais da glicação avançada, ou AGE´s, levando a perda da capacidade cognitiva dos animais. Suplementação é sempre um risco e é preciso ter parâmetros de avaliação dos benefícios e malefícios. Vou detalhar mais este artigo no curso de bioquimica.

quarta-feira, 14 de março de 2012

BCAA E CÂNCER?

Uma coisa na ciência já está bem documentada. Glutamina em células intestinais neoplásicas induz a proliferação e aumenta risco de metástase. Agora vamos pensar bioquimicamente: os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos pela sua sigla em inglês, Branched Chain Amino Acid (BCAA), podem ser desaminados gerando cetoácidos, que são aminoácidos sem o grupamento amino, que posteriormente viram acetilCoa e corpo cetônico, com objetivo de gerar energia. POis bem, para que esta transformação aconteça, o alfacetoglutarato precisa entrar na reação e se transforma em glutamato, que capta uma amônia e vira glutamina. Ou seja, a leucina, que é um dos BCAA, é um grande formador de glutamina, que se direciona também para o intestino. Ou seja, tomar suplemento de BCAA ou mesmo Whey Protein (grande fonte de BCAA) poderia aumentar o risco de câncer de intestino. Lembrar que Whey Protein suplemento é retirado do leite, e há pouco tempo mostrei aqui no blog que consumo de leite está relacionado a algumas formas de câncer. O interessante é que muitos artigos mostram que leucina e BCAA protegem contra câncer hepático. E vc, arriscaria? Eu proporia uma estratégia para reduzir este risco. Quem viver, e fizer o curso, verá.

segunda-feira, 12 de março de 2012

QUEIMANDO A PRÓPRIA GORDURA!!

Este é o título do slide que acabei de montar para ministrar no curso de extensão de obesidade agora em março e no curso sobre bioquimica da nutrição com correlações clínicas que estou tentando acertar para sair a partir do meio de abril aqui em Brasília. E quero abordar rapidamente nesta postagem algo que venho pensando bastante para montar este curso e vou dar uma pincelada: porque será que a enzima que coloca ácido graxo (gordura) para dentro da mitocôndria para ser oxidada (queimada) se chama carnitina palmitoil transferase? Porque o principal ácido graxo que fabricamos e estocamos é o ácido palmítico. Quero ensinar como produzimos a partir da dieta este ácido graxo, como estocamos e como queimamos. E detalhe, a idéia é tentar queimar já no próprio local onde está armazenada, através de componentes dietéticos. Se você achar que é interessante estudar bioquimica básica com visão dietética/alimentar/suplementar com correlações para o seu dia a dia, venha estudar comigo! Detalhes para o curso de Goiânia estão ao lado e mais alguns dias colocarei detalhes sobre curso de bioquimica em Brasília.

SONHAR NÃO CUSTA NADA!!


Nestlé elimina ingredientes artificiais de todos seus doces
DA BBC BRASIL

O braço da Nestlé no Reino Unido anunciou ter removido totalmente corantes, saborizantes e conservantes artificiais de seus doces, entre os quais barras de chocolate e balas.
Em comunicado, a empresa anunciou que promoverá a mesma mudança em países europeus e no Canadá, mas não menciona o Brasil.
Segundo jornais britânicos, a Nestlé seria a primeira grande empresa de produtos alimentícios a retirar todos os componentes artificiais de toda sua linha de doces.
A companhia, que produz marcas populares no Brasil como Nescau, Chokito e Tostines, eliminou mais de 80 ingredientes não naturais das receitas de 79 produtos vendidos no Reino Unido.
Os químicos foram substituídos por alternativas naturais vindas de concentrados de frutas, legumes e plantas comestíveis, como cenoura, hibisco, cártamo, rabanete e limão.
A barra de chocolate Crunch foi o último dos itens da companhia a ter a fórmula modificada. Há seis anos a empresa vem promovendo as mudanças.
A Food Standards Agency, que cuida da qualidade dos alimentos no país, havia recomendado a fabricantes de alimentos para que eliminassem ingredientes químicos.
Um estudo da ONG britânica Grupo de Apoio a Crianças Hiperativas mostra que de um total de 357 crianças hiperativas examinadas 87% apresentaram agravamento do seu quadro devido a colorantes artificiais na comida, enquanto 72% reagiram a conservantes.
De acordo com comunicado da Nestlé, as mudanças foram feitas em resposta a pesquisa da empresa Health Focus International, que mostra que 74% dos consumidores buscam produtos naturais nas prateleiras de supermercados.

quinta-feira, 8 de março de 2012

UM DIA COMO TODOS OS OUTROS!!

Quem é este ser que por vezes me emudece

Que de bronze doura o corpo e com luzes o cabelo se reflete
Mas que pinta de dourado e faz brilhar a minha vida
Quem és tu menina que por um instante me faz parar o mundo para sentir a sinfonia das batidas do teu coração
Da delicadeza do teu toque
Da perspicácia que somente tu, mulher
Desenvolve de forma aguda e projetada pelo sexto sentido
Pois enquanto há um turbilhão insano lá fora
Me acalmo na bonança do teu colo
Assim como é preciso o sol para poder florir
A lágrima que verte, pelo fruto oriundo de teu ventre, é que me faz sorrir
Hoje é dia da doçura
Hoje é dia da força
Hoje é dia de lembrar que todo dia é dia da mulher

Uma homenagem à mulher que amo, Nêna

Do súdito, Henrique Freire Soares

terça-feira, 6 de março de 2012

Dieta sem glúten. Há riscos?

Aos que já me ouviram alguma vez em alguma aula, sabem que estou longe de ser um radical na exclusão de qualquer coisa, a não ser daquilo que não oferece nutrientes e compostos de qualidade para um ser humano (tipo pirulito). Entre essas substâncias está o glúten, que acredito deva ter consumo restrito em relação ao que estamos habituados, mas só em alguns casos deve ser totalmente retirado. Qual o risco da retirada total? Ansiedade e depressão. E a discussão passa não só pelos efeitos fisiológicos intestinais desta retirada, inclusive na serotonina e melatonina intestinais, mas principalmente pela ansiedade induzida pela dificuldade de se seguir uma dieta livre de glúten. Não sou em quem está dizendo (ainda que verifique isto nas pessoas), mas os autores dos artigos abaixo.


World J Gastroenterol 2010 June 14; 16(22): 2780-2787
J Gastrointestin Liver Dis.2011 Sep; 20(3):241-5



segunda-feira, 5 de março de 2012

Sardinha é bom demais!!

Se você estudar em qualquer lugar, incluive aqui na web sobre os benefícios do peixe sardinha, certamente sempre se abordará o fato dela ser rica em ácidos graxos ômega-3. Mas que tal comer sardinha para ter mais cálcio, até para reduzir o consumo de leite e derivados. Que tal sardinha, pensando na sua proteína como fonte de taurina,  e cujo resultado será, em virtude desta proteína, menos estresse oxidativo, menos diabetes, menos hipertensão, menos obesidade. O que acha? Vá com fé!!

E se quiser comprovar, que este peixe promove aumento sanguineo de cálcio, aumento sérico de taurina, basta ler: Dietary sardine protein lowers insulin resistance, leptin and TNF-α and beneficially affects adipose tissue oxidative stress in rats with fructose-induced metabolic syndrome. Int J Mol Med. 2012 Feb;29(2):311-8.

 

sexta-feira, 2 de março de 2012

PRAZER É QUEBRA DE GORDURA NO CORPO!

O título se refere ao efeito de prazer que o exercício pode promover. Quando fazemos lipólise no exercício, ou seja, quebramos a gordura estocada, colocamos mais ácido graxo na circulação. Este ácido graxo se liga à albumina, reduzindo a ligação do aminoácido triptofano também a albumina. Resultado é mais triptofano livre no sangue, e nesta forma, ele entra em grande concentração no cérebro, reduz a entrada de aminoácidos ramificados (BCAA), e acaba induzindo a maior produção de serotonina, cujo resultado é a sensação de prazer e bem estar do exercício. Ou seja, quanto mais feliz e prazeroso vc ficar após atividade, já pensando em malhar de novo amanhã, provavelmente mais gordura vc retirou do tecido adiposo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

UCP4 - TERMOGÊNICAS

A mais recente Unidade Desacopladora de Elétrons descoberta é a UCP-4. Tenho lido a respeito e verificado coisas muito interessantes sobre o aumento do gasto energético a partir desta proteína mitocondrial. Alguns estudos recentes já mostram que a superexpressão da UCP-4 estimula a CPT1 (coloca mais gordura para ser oxidada) assim como reduz a citrato sintase(forma menos gordura). Assim como há melhora da sensibilidade à insulina por aumento da fosforilação da tirosina do IRS-1 na presença de insulina,e  muito legal, essa superexpressão não induz a fissão mitocondrial, mantendo integras na sua estrutura e melhor, aumentando o numero de cópias do DNAmitocondrial, ou seja, biogênese mitocondrial. Resultado: metabolismo acelerado. Próximo passo é estudar que componentes nutricionais estimulam as UCP-4.