segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Leite desnatado engorda! Whey protein também!!


Uma discussão sem fim, sem dúvida, mas são mais e mais pesquisas pelo mundo mostrando a mesma coisa. Há pessoas que não devem consumir leite, de nenhuma forma, seja em alimento ou suplemento, com gordura ou sem gordura. E o pior, o artigo que cito mostra alteração no funcionamento da insulina baseado na alteração do exame bioquimico do peptidio C. Na minha visão, por inumeras associações bioquimicas que já fiz e faço, que já mostrei aqui e no facebook, que o problema do leite não é a gordura, mas seu perfil de proteínas, aminoácidos e hormônios da vaca naturalmente encontrados em sua composição. Para quem, quando, como, em que quantidade, são as perguntas que devem ser feitas antes de qualquer prescrição dietética.

Leia mais em: http://jn.nutrition.org/content/142/12/2083.abstract
 

3 comentários:

Glaucia disse...

Henrique, coincidentemente atendi hoje alguns casos onde relaciono a dificuldade de perda de peso ao uso indiscriminado de whey (sem orientaçao ou necessidade).... navegando, vi sua postagem... esclarecedor... Então, compartilhei na pagina do face da clinica tudo bem? Com os devidos creditos a seu excelente blog! Glaucia

lídia disse...

Oi professor, esse artigo não seriam somente em pacientes obesos? Em indivíduos em emagrecimento não seria adequado o estímulo ao desenvolvimento da massa muscular para potencializar o emagrecimento?

Obrigada

Lídia Loyola

Unknown disse...

Lídia, os obesos são indivíduos em emagrecimento. E posso conseguir estímulo para massa muscular por outras vias também. Até whey pode ser usado, mas cada caso é um caso.