sábado, 17 de novembro de 2012

PORQUE ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MELHORES!!

Fosforeto ou fosfeto de alumínio é um dos pesticidas mais usados nas lavouras, primeiro por ser barato, segundo por ser também raticida. O problema é que se vê casos pelo Brasil inteiro de envenenamento, doenças cardíacas e renais em trabalhadores de lavouras que usam este produto. Só que eu tenho tentado mostrar a muitas outras pessoas, clientes que nos procuram, que inúmeras outras queixas do dia a dia, e não só situações graves como as alterações cardíacas e renais, estão relacionados à presença deste pesticida nas mitocondriais corporais, alterando especialmente o funcionamento do sistema citocromo C, o que reduz a produção de energia (cansaço, fadiga, acumulo de gordura no fígado, desânimo, dores musculares, perda de memória), assim como aumento na produção de radicais livres, gerando envelhecimento precoce das estruturas e do funcionamento celular, o que é ainda mais prejudicial. Vale dizer também que as mitocôndrias são o destino final do metabolismo aeróbio da glicose, portanto mitocôndria funcionando de menos, é glicose mais alta no sangue (diabetes e obesidade). Assim como o ácido úrico sobe, porque a capacidade de produção e ressíntese de ATP para baixar o acido úrico, acontece na mitocôndria.  Recomendo sempre o consumo de alimentos orgânicos e biodinâmicos, e tento fazer estes esclarecimentos para que nossos pacientes possam ter confirmadas estas afirmativas que fazemos em consultório.

SABE PORQUE EU FIZ ESTA POSTAGEM? PORQUE O BRASIL RENOVOU A LIBERAÇÃO DESTA TRANQUEIRA NOVAMENTE EM NOSSAS LAVOURAS EM AGOSTO DESTE ANO. SE O AMIGO OU AMIGA PESQUISAR UM POUCO MAIS, VAI VER QUE A LIBERAÇÃO É ESPECIALMENTE PARA USO NAS CASTANHAS DE CAJU. LAMENTÁVEL. VEJA UMA NOTICIA EM: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=79881

Um artigo dentre vários para estudo: 

Managing aluminum phosphide poisonings. J Emerg Trauma Shock. 2011 Jul;4(3):378-84. Gurjar M, Baronia AK, Azim A, Sharma K.

Nenhum comentário: