terça-feira, 24 de julho de 2012

AÇÚCAR NO SANGUE, VITAMINA E CÂNCER NA TIREÓIDE!!

Na segunda semana de agosto estarei em Salvador (Alôôô Bahia, Alôô Sergipe, pessoal das proximidades) para ministrar um curso de 20 horas de bioquímica de vitaminas e minerais com suplementação. E claro, vou falar sobre vitamina D. Se os queridos amigos puderem observar na figura acima (se for difícil para ler, basta clicar na foto para aumentá-la), veja que existe uma relação direta entre a falta de vitamina D e o aumento do risco de câncer na tireóide. Aliás, o estímulo para fatores de transcrição que estimulam a replicação e a proliferação desordenada das células vem também com o aumento da glicemia, muito açúcar no sangue, e principalmente quando a insulina está alta, quando os triglicerídios sobem, e normalmente com eles, um ligeiro ganho de peso (entenda IMC na figura). Importante: são todos fatores modificáveis, ou seja, mudança nos hábitos de vida. E todos os fatores citados, tem 100% de relação com hábitos alimentares. Alôô Sol da Bahia (vitamina D na veia, ou melhor, na pele para depois na veia).

Obs1: por falar em Sergipe, terra do meu amigo, gente boníssima, Adriano Cavalcanti, nutricionista dos mais conceituados, ai vai uma entrevista dele recente para uma emissora de TV, programa jornalistico local de Sergipe. Clique aqui.

Obs2: sabem como cheguei a este assunto de vitamina D e tireóide? Na verdade eu estava estudando sobre o cálcio. Aí acabei descobrindo (descoberta para mim, claro, mas legal demais por ser um trabalho publicado no final do ano passado de uma colega de São Paulo em parceria com a Universidade Central de Caracas, Venezuela; ao mesmo não tão legal por sempre recordar que nós subdesenvolvidos ainda tenhamos que conviver com este tipo de doença) que hoje se mata o Trypanosoma cruzi (TC), causador da Doença de Chagas, ministrando drogas que aumentam a quantidade de cálcio intracelular, alterando o funcionamento da membrana. E aí o que já é bem sabido para qualquer célula eucaríótica, incluindo humanos, é que o cálcio é tóxico quando retido nas células, destrói mitocôndrias, reticulo endoplasmático, núcleo e citoplasma. Ou seja, o TC morre. Eu não daria nem vitamina D, nem ômegas, nem magnésio para o TC. (rs) Achei tudo tão legal que perdi o sono. Tô desde a meia noite estudando e fazendo meu curso. Mas valeu a pena. Alôôô Bahia.

Obs3: vou mostrar no curso qual o risco de ficar tomando suplemento de vitamina D se a ingestão de cálcio na dieta não estiver adequada.

Um comentário:

Tatiana disse...

Olá! Tenho dúvida sobre suplementação de vitamina D e queria sua opinião.O sigmatriol pode ser usado junto com addera D3? É preciso suplementar cálcio ou só alimentos?
Obrigada.