terça-feira, 12 de junho de 2012

Anaeróbio não é sinônimo de hipertrofia!!

O câncer continua sendo uma das mais misteriosas doenças da civilização moderna. A maior parte dos tumores tem perfil de desenvolvimento através da anaerobiose, ou seja, em baixa concentração de oxigênio intracelular. Ao mesmo tempo, se observa que para o crescimento destes tumores existe a necessidade de estímulo de alguns fatores intracelulares, como mTOR, e baixa ativação dos genes supressores. Fazer exercício anaeróbio não necessariamente irá estimular mTOR pois isto depende de muitos fatores, vejo eu como principal, a intensidade com que o exercício é feito. Inúmeros trabalhos, e o Brasil é de ponta nesta área da ciência, mostram que animais submetidos a exercícios anaeróbios reduzem a progressão do tumor, em especial de pulmão. Neste caso especifico, a atividade aeróbia é sim indutora de câncer pois os pulmões são os tecidos com maior volume de oxigênio do corpo, e portanto com maior propensão ao desenvolvimento de radicais livres de oxigênio. O exercício aeróbio de alta intensidade tem se mostrado facilitador de câncer, mas o de baixa intensidade não, como um tai-chi-chuan, yoga, caminhada, etc. Mas hoje tenho a visão que é sempre melhor ser ativo, praticante de atividade física, seja qual for, do que ser sedentário; mesmo atividades anaeróbias são capazes de estimular mecanismos de apoptose de células tumorais, ou seja, elas morrem antes de entrarem na fase de propagação ou não sofrem metástases. Fundamental associar a uma dieta anticancer. Carboidratos, proteinas e lipidios precisam ser muito bem escolhidos, e antioxidantes e antiinflamatórios dietéticos a todo instante.

Brasil de ponta:

de Lima C, Alves L, Iagher F, Machado AF, Kryczyk M, Yamazaki RK, Brito GA, Nunes EA, Naliwaiko K, Fernandes LC. Tumor growth reduction in Walker 256 tumor-bearing rats performing anaerobic exercise: participation of Bcl-2, Bax, apoptosis, and peroxidation. Appl Physiol Nutr Metab. 2011 Aug;36(4):533-8. Epub 2011 Aug 18.

Paceli RB, Cal RN, Dos Santos CH, Cordeiro JA, Neiva CM, Nagamine KK, Cury PM. The influence of physical activity in the progression of experimental lung cancer in mice. Pathol Res Pract. 2012 Jun 7. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário: