segunda-feira, 28 de maio de 2012

Viagem dislipidêmica!!


INGREDIENTES:
Batatas desidratadas, óleo vegetal, farinha de arroz, amido de trigo, maltodextrina, sabor natural de Creme e Cebola ( sal, dextrose, soro de leite, óleo vegetal parcialmente hidrogenado, cebola em pó, açúcar, leite desnatado, sour cream, iogurte desnatado, aromatizantes naturais, acidulantes: ácido cítrico, ácido lático e ácido málico, realçadores de sabor: glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, estabilizante caseinato de sódio e açúcar invertido). Contém derivados de soro e leite. CONTÉM GLÚTEN.

Os ingredientes que vc vê acima são da batata que vc vê na foto, como poderia ser de inúmeras outras. Observe o que está sublinhado. Óleo parcialmente hidrogenado, que é a mesma coisa que gordura hidrogenada, que é fonte de gordura trans. Logo ao lado na foto, vc vê os efeitos do consumo de gordura trans (TFA é trans fatty acid) em marcadores de risco para doença cardiovascular, em estudo de revisão do ano passado, escrito em polonês, deixando bem claro o quanto o consumo deste tipo de produto nos faz mal. Resolvi escrever isto hoje pela falta de opção cada vez maior que observamos nos aviões na hora do lanche servido. Ontem no retorno de Curitiba, a Azul ofereceu "gratuitamente" este tipo de batata chips e um pacote de biscoito recheado, que é feito da mesma coisa. E o que achei curioso, pergunta se é só criança que consome? Não tinha um adulto no avião lotado que recusasse. Isso porque nem falei do restante das tranqueiras dos ingredientes. Triste!!

2 comentários:

Lara disse...

Adoro quando vc faz análise de rótulos...muito bom!!!

Tane H. disse...

Triste mesmo! todo mundo consumindo esses lanches terríveis. Viajei essa semana e fiquei refletindo sobre isso... quando as empresas irão oferecer algo mais saudável? sei que o fator custo pesa, mas vamos combinar que tem opção de lanchinhos em conta e saudáveis né? Abs