terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quanto tempo tomar ômega-3 de peixe?


Estes ácidos graxos suplementados podem sim aumentar o estresse oxidativo, a peroxidação lipidica, promover acúmulo de colesterol no fígado e induzir à hemorragia. Já tenho como responder a partir de quanto tempo de suplementação consequências como essas podem aparecer. Daqui 2 semanas, saberão disso meus alunos de pós graduação e nos próximos 2 meses meus alunos dos cursos de extensão. E mais, vou mostrar a verdade que a "VEJA" não quis mostrar. Suco de uva orgânico tem muita diferença em relação ao convencional com agrotóxicos, no que tange ao conteúdo de resveratrol e ao efeito na proteção hepática, cerebral, entre outras. Ficam aqui meus agradecimentos à Dra Mirian Salvador, farmaceutica bioquimica, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, no RS, e à Dra Josely Correa Koury, pesquisadora da UFRJ (RJ), que me ajudaram com levantamento de dados e pesquisas, contribuindo para que possa responder estas perguntas e outras, como: suco de uva como antioxidante para atletas tem validade?

4 comentários:

Dr. Frederico Lobo disse...

O aparecimento de efeitos colaterais não seriam dose dependente ? Tenho pacientes que usam 2g de Ômega 3 de excelente qualidade, junto com Vitamina E e C e nunca vi alteração no coagulograma completo, nem alargamento de TAP, nem queda de plaquetas, PCR ultrasensível continua baixa, MDA normal...

Unknown disse...

Com certeza doctor, dose dependente, tempo dependente, função hepática dependente e proporção com ômega-6 e com os outros ácidos graxos dependente.

Unknown disse...

Henrique, pode falar mais sobre isso aqui? Nem todos são ou serão seus alunos e fica a dúvida....ou até mesmo indicar literatura!
desde já agradeço!

Unknown disse...

Ana, alguns assuntos são exclusivos dos cursos, ou dos programas de consultoria ou quando paciente faz uma consulta.