terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O homem que copiava!!

Este é o nome do filme nacional desta noite/madrugada na Globo em que o personagem principal em um determinado momento diz: "não sei porque mas fico espiando pela janela e já observei que gordos sempre dormem muito tarde". André, nome fictício do personagem, tem razão, obesos são quase sempre inflamados, e a inflamação bloqueia a via de formação de serotonina a partir do triptofano, desviando para o metabolismo do ácido quinolínico, atrapalhando o sono de muitas pessoas com muita gordura na região abdominal. Este ultimo fim de semana debatemos sobre isso em São Paulo e propusemos táticas dietéticas para acabar com este incômodo e que muito interfere na vida do obeso.

3 comentários:

Priscila Marques disse...

Olá Prof, estive na sua aula desse final de semana e fiquei de enviar o nome de um medicamento fitoterapico a base de insaponificaveis do abacate e soja, PIASCLEDINE.
Um abraço, priscila

Unknown disse...

Oi Priscila, obrigado por ter lembrado, me permita dividir esta informação com os demais leitores do blog. Abraço.

André Santos disse...

A obesidade é cíclica. Não dorme, engorda; engorda, não dorme!
O obeso por ter essa dificuldade em dormir perde em qualidade e quantidade de ciclos de sono. Há aumentos nos níveis de grelina, diminuição da liberação de leptina, testosterona e hGh resultando em maior apetite, escolha inadequada de alimentos e diminuição do gasto energético. Além do que o cansaço inerente a noite mal dormida certamente refletirá em maior inatividade durante o dia. Outro ponto a se analisar: quanto mais tempo acordado mais oportunidade para alimentar-se, e possivelmente de maneira errada.
Atividade física, alimentação adequada, técnicas de relaxamento e até a posição para dormir podem influenciar positivamente para a melhora do sono.
Como disse acima a obesidade é cíclica, e o seu tratamento também. Emagrecendo, o sono mehora; melhorando o sono, emagrece-se!