segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Suco de melancia 2!!


Aproveitando que acabei de mostrar a composição da semente de melancia, vou falar sobre a polpa da melancia. Além de excelente fonte de licopeno, carotenóide importante por seU aspecto inibidor de IGF-1 (reduz risco de câncer de mama e próstata) e de ação antioxidante, a melancia também tem ação diurética, e reguladora de pH. Suco da melancia é considerado cariostático, ou seja, previne contra erosão do esmalte do dente, por ter seu pH alcalino, ter pouco ferro, selênio e manganês (cariogênicos) e boa concentração de flúor (cariostático). Mostro isso em detalhes no meu curso de extensão de disbiose, isso mesmo, cárie é considerado um sintoma de disbiose.

sábado, 26 de novembro de 2011

SEMENTE DE MELANCIA!!


As sementes podem ser excelentes fontes de nutrientes. Algumas não mudam consistência ou sabor das preparações. No caso, a semente de melancia, quando triturada no suco de melancia, acaba oferecendo grande quantidade de proteinas (ótimo para quem deseja reduzir o consumo de alimentos animais) e ácidos graxos essenciais, além de ser excepcional fonte de magnésio, manganês, zinco e fósforo, importante para pessoas com sindrome da fadiga crônica, e contribui com um pouco de cálcio e ferro. E observem que a carga glicêmica é baixíssima, ou seja, a liberação de insulina é quase nenhuma, portanto ótimo para diabético e prevenção de obesidade.

obs: clique na foto para ver em detalhes as informações nutricionais

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

500 SEGUIDORES!!

Fiquei feliz em observar hoje que o blog chegou à marca dos 500 seguidores. Um número expressivo para um blog pessoal, técnico científico, e sem uso de facebook, twitter ou outras redes sociais e similares. Sinal de que o que aqui é postado contribui com informações relevantes para quem visita e/ou segue o blog. Agradeço a todos vocês e continuo estimulado a manter esta ferramenta de ensino/aprendizado.

Obs: veja a coincidência (se é que isto existe), o blog foi criado no dia 24 de novembro de 2008 e comecei a contagem das visitas em 25 de novembro de 2008. Hoje é dia 24 de novembro de 2011, quase dia 25.

Obs: observei que a seguidora que ficou próxima de ser a número 500 foi a Cintinha. Que bonitinha!!!

Carta de Abrahan Lincoln ao professor de seu filho!

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhe cer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CITRUS AURANTIUM CONTINUA EM ALTA!!


Laranja amarga ou citrus aurantium tem se mostrado efetivo no tratamento da obesidade, mas temos sempre que continuar observando o que a ciência de todo mundo continua descobrindo. Há exato 1 mês que saiu uma revisão confirmando que o citrus (e a sinefrina, seu principal componente), é seguro e pode ser utilizado no tratamento da obesidade. Aumento da termogênese via receptores adrenérgicos parece ser o principal mecanismo. Novidades tenho lido a respeito do receptor da proteína de membrana G, o TGR5, que se encontra nos adipocitos marrons, nos musculos e até em celulas intestinais produtoras de GLP-1, receptor este que seria alvo da nomilina, um flavonóide limonoide, encontrado no citrus aurantium. Há produtos bem interessantes no mercado que associam citrus com chá verde e guaraná e um pouco de cromo, importante para captação de glicose no musculo, ou mandar manipular também pode ser uma excelente saída, inclusive com outros componentes. Famoso projeto verão está aí, com algumas medidas dietéticas conseguimos bons resultados. Sempre avaliar risco porque estamos falando de receptores adrenérgicos, por exemplo, com pacientes cardiopatas, hipertensos, etc.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONHEÇA O ADIPOTIDE!!

Este fim de semana estive em São Paulo para falar de vitaminas e tomei conhecimento que vem ai mais uma nova droga no mercado visando tratamento da obesidade. Ainda conhecida como adipotide, foi descoberta por pesquisadores brasileiros, Wadih Arap e Renata Pasqualini, que aplicaram diariamente injeções desta substância em macacos obesos durante 28 dias. Resultado: os macacos perderam em média 11% de peso. O mecanismo proposto é que o adipotide consegue destruir os vasos sanguineos que nutrem as células adiposas brancas, o que levaria à morte dos adpócitos. Como ainda não foi publicado, não tenho como dar maiores detalhes e opinião, mas já ficam alguns questionamentos: se inibe a angiogênese, inibe só nos adipócitos? Destruir vasos não é o mesmo que estimular a apoptose de um adipócito, uma morte fisiológica, o que poderia acarretar em aumento de macrófagos no tecido adiposo e inflamação a longo prazo.

E mais do que isso: seguno temos lido nas informações que chegam, os autores observam que houve efeitos colaterais nos rins. “A toxicidade realmente parece exclusiva a um fragmento da droga que acaba sendo liberado nos rins e produz uma série de lesões não sérias, mas que afetam um pouco sua função."

"Um pouco???", pergunto eu. Laboratório farmaceutico patrocinando a pesquisando? huuuuuummmmmmm....

Continuarei pesquisando.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proteínas, purinas e GOTA!!


Purinas são compostos orgânicos feitos de nitrogênio, a partir portanto de aminoácidos, em estruturas heterociclicas. Fazem parte das purinas as bases nitrogenadas que formam os ácidos nucleicos (DNA e RNA), bem como a cafeína, teobromina, teofilina, xantina, e o ácido úrico, que é a forma de excreção das purinas. O ácido úrico é bastante tóxico e pouco solúvel em água, por isso pode ser depositar facilmente em diversas partes do corpo. Por este raciocinio é aceitável se pensar que toda fonte dietética de proteína seja fonte de purinas, mas isto não ocorre, como no caso do ovo. Isto porque como nos ovos há embriões, e estes estão envolvidos pela casca, caso houvesse muita purina e ácido úrico, este ficaria retido no interior do ovo, matando o embrião. Nós humanos excretamos ácido úrico via urina, portanto, se bebermos pouca água, teremos maior tendência à hiperuricemia e GOTA, doença inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Carboidrato, hipertrofia e câncer!!

A febre do corpo escultural é nítida. A busca pela alimentação que ajude a proporcionar hipertrofia muscular também. Consumo de carboidratos e proteínas fazem isso com grande excelência. Mas a via hipertrófica anabólica é através de mTOR, a mesma via tumorigênica. Quer saber como carboidratos induzem a câncer e associadamente concluir que o consumo de carbo e de determinados aminoácidos estimulantes de IGF-1 também podem fazer o mesmo? Leia o artigo 2011, clicando aqui.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEMENTE DE SUCUPIRA!!

Este fim de semana estive em São José do Rio Preto, fui bem acolhido naquela cidade, calor humano fantástico e climático ainda mais (35,5ºC as 18h do sábado). Lá estive para falar dos ácidos graxos e compostos presentes em óleos e gorduras, e suas atividades em doenças cardiovasculares, ósseas, articulares, SNC, obesidade, etc, etc. Público de nutricionistas muito inteligentes, atuantes e participativas, inclusive médicos muito interessados na nutrição, e uma coisa me chamou a atenção. Comentários sobre o óleo de semente de sucupira, que alguns colegas já estão prescrevendo.

Na literatura encontramos alguns relatos sobre excelente capacidade de cicatrização de úlceras, grande poder antiinflamatório (indicado em doenças articulares), analgésica potente, redução do estresse oxidativo e nitrosativo em musculo submetido a exercício agudo intenso, cheio de compostos fenólicos. Importante, as análises mostram que a extração com solvente e calor faz perder muitos dos terpenos presentes, portanto cuidado com a origem do óleo indicado e seu processo de extração (sempre extra virgem, maceração a frio).

Queria mais uma vez agradecer à Maria José, nutricionista que já havia me convidado no ano passado para ministrar uma palestra lá em Rio Preto, e que se esforçou para que eu lá voltasse e que defende a nutrição tanto quanto eu. Agradecer à Vital Atman, especialmente em nome da nutri Larissa Marin, por acreditar nesta parceria de levar informações sobre a importância de se consumir óleos e gorduras em meio à esta epidemia de obesidade e doenças relacionados à gordura. E em especial à Creusa, ser humano iluminado, farmaceutica-bioquimica, proprietária de uma loja de produtos naturais em Rio Preto, cozinheira de mão cheia, e que faz trabalhos assistenciais belíssimos, de uma simpatia e simplicidade ímpares. Voltei cansado, mas com o espírito mais leve e mais fluido, da bela e aconchegante São José do Rio Preto.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HERBALIFE CONTINUA FAZENDO ESTRAGOS!!

Trabalho científico que acaba de ser publicado, assinado por pesquisadores renomados da Faculdade de Medicina da Universidade de Oviedo na Espanha, confirmam os danos hepáticos produzidos por este "suplemento".

Veja a conclusão dos autores:

"CONCLUSIONS: Our results support the relationship between the consumption of Herbalife products and hepatotoxicity, underscore the concern regarding the liver-related safety of this dietary supplement, and emphasize the need to establish further regulatory measures."

" Nossos resultados suportam a relação entre o consumo de produtos Herbalife e hepatotoxicidade, ressaltam a preocupação com a segurança do fígado relacionadas ao uso deste suplemento dietético, e enfatizam a necessidade de estabelecer novas medidas de regulamentação."

Veja o artigo clicando aqui

Obs: você pode pesquisar no blog outras postagens sobre herbalife, basta digitar herbalife no canto superior do blog e clicar.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CARTA ABERTA PARA O EX-PRESIDENTE 2!!


Lula, olha a frase a seguir: "Tobacco smoking and alcohol drinking are the two major risk factors for cancer of the larynx in Europe and other high-income countries (1, 2), showing a combined effect that may be multiplicative or greater than multiplicative (3-5)" Isto é de uma belíssima revisão publicada no ano passado sobre os principais fatores indutores de câncer de laringe. Tem que parar!!!! No campo nutricional, forte correlação/associação no 4º quartil de câncer de laringe com consumo de alimentos ricos em amido (arroz, macarrão, pão, bolacha, biscoito, etc), proteínas animais (churrasco, por exemplo), e ainda com gorduras insaturadas de origem animal (estamos falando ai mais do ácido araquidônico, uma gordura ômega 6, inflamatória). Tem que reduzir, presidente (ou ex). Como obesidade também é inflamatória, tem que reduzir o peso e abdomen. No mesmo trabalho, associação negativa com câncer de laringe, com consumo de vitaminas em frutas e hortaliças, consumo de fibra e consumo de gorduras insaturadas de origem vegetal, discutido amplamente no mundo como sendo a dieta mais preventiva para câncer (não só de laringe), seguir a dieta do mediterraneo. (substitua apenas o vinho tinto por açaí e suco de uva orgânico e jabuticaba).