quarta-feira, 28 de setembro de 2011

JACK 3D MATA!!

Vale a pena ler a reportagem sobre morte de garoto após uso do medicamento, clicando aqui!!

Leia outra postagem sobre JACK 3d, clicando aqui.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TRIGO É MAIS ALÉRGICO DO QUE SE PENSA!!

Quando eu e inúmeras outras pessoas falamos que "o que é verdade hoje, pode não ser amanhã", "que a ciência nutricional evoluiu na velocidade da luz", etc, etc, felizmente ou infelizmente esta é a mais pura realidade. Veja o caso do trigo. Eu sou um dos que não defende a idéia de sair retirando trigo/glúten de todo mundo sem uma avaliação prévia, para detectação de alergia ou hipersensibilidade ao glúten. Falei nisso neste fim de semana em Floripa. Mas chego na segunda feira e leio um artigo que foram descobertos 27 novos compostos alérgicos no trigo, e que não há exames na atualidade que possam detectar essas possíveis alergias. É nesse momento que defendo o teste de bioressonância (vega teste) que fazemos na clínica por meio de análise biofísica. Muitos pacientes, mesmo sem diagnóstico de alergia ou hipersensibilidade ao glúten, apresentam vega test positivo. A partir daí fazemos restrição do trigo, e as melhoras são fantásticas. E acabo de ler um artigo (clique para ler também) que mostra isso, que é possível ter muitos outros compostos alergênicos no trigo, que os exames atuais não detectam. A sintomatologia, a clínica é soberana.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Açúcar é desintoxicante!!

Diria alguém que está passando: esse aí pirou. Açúcar desintoxica? Senão, vejamos!!

A forma mais efetiva de retirar as toxinas do corpo (entre elas os agrotóxicos, pesticidas, relatados na postagem abaixo sobre as frutas e hortaliças) é estimular a formação de sais biliares no fígado. Para isso, precisamos conjugar estas toxinas junto à bilirrubina. E para isso usamos o ácido glicurônico, que é formado a partir da UDP-glicose, um intermediário na sintese do glicogênio hepático e do metabolismo das pentose fosfato. No ciclo das pentose como na glicogênese, precisamos formar glicose 6-fosfato, que vem da glicose, que é um açúcar, obtido do amido ou da sacarose. Claro que não vou estimular comer açúcar refinado, cheio de xenobióticos para detoxificar o corpo, mas bioquimicamente precisamos sim dos açúcares, dos carboidratos, de um farelo de aveia por exemplo.

SUCO DE UVA TEM QUE SER ORGÂNICO!!


A revista PROTESTE alerta para o teor de agrotóxicos nas uvas. Teste revelou que 63% das amostras coletadas da fruta contém as substâncias.

O consumidor precisa ficar atento ao consumir uva porque a PROTESTE Associação de Consumidores detectou que 63% das frutas testadas continham resíduos de pesticidas. Foram analisadas oito amostras, e em cinco delas foram encontrados o produto químico. Dessas cinco, duas apresentavam a substância abaixo do limite e três foram cultivadas com agrotóxico impróprio para o tipo de cultura.

Além disso, duas uvas apresentaram mais de um resíduo de pesticida. Em uma das amostras os pesticidas não eram aprovados para a cultura e na outra, se detectou a presença de um aprovado, dentro do limite permitido, e um não aprovado para a cultura. A existência de mais de um resíduo de pesticida é preocupante, uma vez que os estudos toxicológicos não levam em consideração as interações que possam ocorrer entre os agroquímicos.

Foram compradas nove amostras de pimentão, duas de pimentão orgânico, oito de uva, oito de couve, duas de couve orgânica, nove de alface e duas de alface orgânica em supermercados variados da cidade de São Paulo para verificar a presença de resíduos de pesticidas nos alimentos, no total foram verificados 294 diferentes tipos da substância.

O resultado revelou que 40% das amostras estavam contaminadas com algum tipo de agrotóxico. Das 34 não orgânicas, 15 continham resíduos e das seis orgânicas apenas uma continha rastros da substância. Diferente do teste similar realizado em 2008 também pela PROTESTE, esse ano não foram encontrados vestígios de DDT, BHC e nenhuma das outras substâncias cancerígenas proibidas pela legislação brasileira.

Por ser cultivado de maneira distinta e dispensar o uso de adubos químicos ou agrotóxicos é preocupante que tenha sido encontrado resquícios de pesticida em uma amostra de alimento orgânico, porém a PROTESTE acredita que seja um problema pontual.

Na uva, couve e pimentão foram encontrados índices maiores de contaminação do que na alface, por exemplo, embora no produto da Qualitá vendido no Hipermercado Extra tenha sido encontrado resíduos de seis produtos químicos, cinco deles proibidos para o cultivo da hortaliça.

Os pimentões orgânicos não tiveram problemas mas das nove amostras comuns foram encontrados pesticidas em cinco. Quatro delas apresentavam resíduo de Ditiocarbamatos. O limite para pimentão é de 3,0 mg/kg e foram encontrados valores entre 63,4 e 422 mg/kg . Um produto apresentou resíduo de Procimidona que não é autorizado para uso em pimentão.

Das dez amostras de couve, quatro continham traços de agroquímicos, uma delas de origem orgânica da marca Taeq vendida no supermercado da rede Pão de Açucar continha Ditiocarbamatos acima do limite permitido (86,8 mg/kg). Entre as três comuns, duas delas apresentaram pesticida autorizado acima do limite e a terceira possuía três resíduos diferentes e nenhum deles autorizado para a cultura: Cipermetrina, Espinosade A e Esponisade D.

Não há como identificar a olho nu uma hortaliça contaminada, por isso descasque e lave bem os alimentos para eliminar resíduos superficiais e privilegie os produtos da estação que se desenvolvem naturalmente e tendem a precisar de menores quantidades de agrotóxicos no plantio.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

WHEY PROTEIN HIDROLIZADO NÃO GERA ALERGIA!!

Em março deste ano, 2011, foi publicado o seguinte artigo: In vivo and in vitro evaluation of the residual allergenicity of partially hydrolysed infant formulas.Toxicol Lett. 2011 Mar 25;201(3):264-9. Este trabalho mostrava que o consumo de fórmulas infantis com a proteína de leite parcialmente hidrolizada não gerava alergia, seja in vitro ou in vivo. Há marcas bem conhecidas no Brasil de leites infantis em que a proteína do leite é parcialmente ou extensamente hidrolizada, porém o uso não ultrapassa os 2 anos de vida, sendo recomendado até 1 ano de vida, pela baixa concentração tanto proteica, quanto de outros macronutrientes e micronutrientes. E se aumentar a quantidade para aumentar os microntrientes para uma criança de 5 anos, por exemplo, fica inviável pelo preço.

A partir disto, e pelo fato de muitos pais solicitarem na clínica a necessidade de fazer vitaminas, ou mesmo quando na elaboração da dieta querer oferecer uma proteína de alto valor biológico, que estimule sistema imune das crianças, estimule a detoxificação desta imensa quantidade de medicamentos que crianças tomam, estimule o crecimento, entre outras funções, pensei em testar o Whey Protein 100% isolado e hidrolizado. Prescrevi o consumo diário de 8g de proteína de soro de leite em 4 crianças, entre 3 e 5 anos de idade, que não tinham alergia a leite diagnosticada, porém apresentavam todos os sintomas de hipersensibilidade, de repetição, de todas as vezes em que leite era consumido (detalhe: sintomas diferentes da intolerância à lactose). Consumo feito 2x ao dia, por 15 dias. Os resultados foram maravilhosos, sem urticária, sem otite, sem aumento de muco, sem coriza, sem alteração nas fezes (pedi inclusive que os pais observassem possível excreção de sangue), sem tosse, sem dermatites, sem respiração pela boca, sem espessamento da pele.

Importante, não posso garantir que isso vá acontecer com todas as whey do mercado. Utilizei a whey Pró2 da Probiótica, que não contém corantes, aspecto importante a ser analisado. O gosto puro foi relatado pelos pais que é realmente diferente do leite comum, mais amargo, o que indica a hidrólise das proteínas. O uso associado a banana foi a forma de melhor aceitação.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ALHO E CÂNCER!!

O alho é um tempero muito difundido em nossa culinária brasileira por sua alta capacidade de aromatização. Além de excelente para este aspecto, o alho é um dos, senão o maior preventivo de câncer de mama, a forma neoplásica mais prevalente em mulheres no Brasil, segundo o INCA. E faço a postagem para ajudar a esclarecer que os componentes lipossolúveis do alho são tão ou mais efetivos que os componentes hidrossolúveis, ou seja, cápsula de óleo de alho cru também pode funcionar para quem tiver restrição em comer alho. Redução do estresse oxidativo, estímulo das enzimas detoxificantes de compostos carcinogênicos, indução da apoptose, sinergia no efeito anticancer do ácido graxos omega-3 EPA e redução do efeito pró-câncer do ácido linoleico (omega-6), são os principais mecanismos de ação do alho. Sem contar que o alho reduz os efeitos colaterais dos tratamentos quimioterápicos.

Obs: homens, o alho também protege do câncer de próstata.

Obs2: vários componentes do alho também estão na cebola, cebolinha, alho-poró, um pouco no azeite e no chá verde.


Anticancer Agents Med Chem. 2011 Mar;11(3):249-53.
Anticancer effects of garlic and garlic-derived compounds for breast cancer control.

Curr Urol Rep. 2009 May;10(3):165-71.
Chemoprevention of prostate cancer: what can be recommended to patients?

RESULTADO DO CONCURSO DA SES/DF!

Fiquei feliz com o resultado do concurso da Secretaria de Saúde do DF recém divulgado.

Foram 3214 candidatos inscritos no concurso, e apenas 288 foram classificados/aprovados. Destes, 35 fizeram o curso preparatório do RB cursos e concursos, onde ministrei aula de nutrição humana e nutrição clínica. É bem provável que todos os aprovados sejam chamados. De imediato serão 50 os chamados, e nestas primeiras 50 vagas, tivemos do cursinho, 8 alunos.

Parabéns a todos os aprovados, e aos não aprovados, continuem estudando e buscando. E um abraço especial àqueles que confiaram no nosso trabalho. Rogério Batata (rbcursoseconcursos@gmail.com), obrigado pela confiança.

Detalhe: tivemos uma aluna nossa da Anhanguera Educacional de Brasília, ERICA VANESSA FERNANDES DE LUCENA, do 6º semestre ainda na graduação, cursando dietoterapia comigo, também aprovada. Parabéns Erica.

RISCO DO EXCESSO DE VITAMINA C!!

Peguei a bula de um suplemento polivitaminico (encontrado facilmente também na internet), que diz assim:

Advertências
O ÁCIDO ASCÓRBICO PODE PROPORCIONAR UM AUMENTO DA FORMAÇÃO DE CRISTAIS URINÁRIOS. PORTANTO, OS PACIENTES COM DEFICIÊNCIA DE FILTRAGEM RENAL DEVERÃO SER ORIENTADOS PARA QUE EVITEM UMA POSSÍVEL NEFROLITÍASE. O ÁCIDO ASCÓRBICO FOI ASSOCIADO À HEMÓLISE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE GLICOSE-6-FOSFATO DESIDROGENASE. PODE OCORRER AUMENTO DOS NÍVEIS GLICÊMICOS EM TRATAMENTOS PROLONGADOS E EM ALTAS DOSES.

Interações medicamentosas de ......(nome do suplemento)
O ácido ascórbico pode proporcionar uma maior absorção de alumínio, componente presente nos antiácidos, determinando aumento dos níveis sanguíneos do mesmo. O ácido ascórbico poderá ter sua absorção diminuída quando administrado concomitantemente com ácido acetilsalicílico.

Da parte de cima, é bioquimica pura, e fisiológica, porque 30% de toda vitamina C que consumimos vai para formação de oxalato. Além disso, a G6PD (glicose 6 fostato desidrogenase) dá inicio à via das pentose fosfato, produzindo dentre outras coisas, NADPH, que é fundamental para a proteção das células contra o stress oxidativo. Este estresse oxidativo estimula a lise de células especialmente em hemácias. Vitamina C como qualquer outra substância antioxidante, dependendo da dose, do tempo, para quem e quando, também se torna oxidante.

Da parte de baixo, vale como informação e cuidado nas pessoas que desejam tomar suplemento de vitamina C. Aluminio leva à doenças neurológicas e osteoporose, por exemplo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIVERSOS!!

1 - Estava sem meu celular desde sexta feira, mas foi encontrado ontem na chácara do meu vizinho em Aguas Lindas, onde fui passar esses 3 dias com a família. A cidade é próxima aqui a Brasília, mas fica em Goiás. Vão trazer para mim amanhã, terça, portanto estou sem esta forma de comunicação até amanhã.

2 - Esta semana farei menos postagens pois estarei no congresso internacional de nutrição funcional em São Paulo.

3 - Fica o link para ler o artigo 2011 sobre uso da dieta cetogênica e tratamento de pacientes com câncer. Tenho dito sempre que o Brasileiro come carboidratos demais, e de má qualidade.

Abraço a todos

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Diabético e obeso? Musculação ajuda muito!!

É comum ouvirmos sempre se falar em exercício aeróbio para perda de peso, perda de gordura e ajudar no controle do diabetes. Claro que existe comprovação sobre esses benefícios, mas o exercício anaeróbio é tão bom ou melhor que o aeróbio. O gasto de glicogênio em uma musculação de intensidade moderada é significativo, servindo como gatilho para ativação da AMPK, um sinalizador da translocação do GLUT4, que irá captar glicose, tratando a diabetes. Além disso, o incremento no ganho de massa muscular favorece a manutenção do peso e evita o reganho de peso, oxidando mais gordura. Sem contar que o estresse oxidativo pode ser menor, reduzindo a disfunção mitocondrial e mantendo a taxa de oxidação de gordura ativa por mais tempo. Importante: não é só porque se faz musculação que se fica "musculoso". Há muitas mulheres e homens que apresentam este preconceito para não fazer musculação. Controle dietético e o tipo de treinamento determinarão o "ficar grande" ou não, mas não se pode mais deixar de pensar em musculação, trabalho anabólico anaeróbio nos dias de hoje quando se fala em obesidade e síndrome metabólica!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

XAMPU COM SAL OU SEM SAL?

Clique no link e veja novidades sobre esta questão!!

Se desejar ouvir uma postagem sobre nutrição e cabelo, clique aqui.

NUTRICIONISTA DA IVETE!!

Você sabe quem é Daniel Cady? Eu também não conhecia, e tive este prazer no fim de semana passado ministrando aula de bioquimica de vitaminas em Salvador. Daniel é nutricionista, está cursando a pós graduação em nutrição funcional da VP consultoria. Uma pessoa centrada, calma, inteligente, muito participativo, e faz questão de não ficar espalhando para todo mundo o fato de ser marido de uma grande celebridade como Ivete Sangalo. Debatemos muito sobre nutrição, e eu fiz questão de perguntar sobre a tal "Dieta da Ivete", que teoricamente ela teria feito uso de suplemento para perda de peso, etc e tal, que eu mesmo já havia feito postagem no inicio do ano. Daniel desmente o uso deste suplemento e reforça a idéia de que Ivete seguiu um plano dietético todo individualizado e voltado para cada momento da sua vida, quando amamentava, quando voltava a fazer shows, e assim por diante. Nada como ir direto na fonte da informação!! Trocamos alguns contatos. Daniel atende em Salvador em consultório particular e também na academia Villa Forma. Telefone de contato do consultório dele: (71) 32476228 ou por e-mail: daniel.cady@hotmail.com

Por favor, não façam uso dos contatos de forma desnecessária ou para fins outros que não sejam profissionais no ramo da nutrição.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RESVERATROL E RESISTÊNCIA À INSULINA!!


Essa figura que os amigos observam mostram que o extrato de uva (GPE) é capaz de reduzir a inflamação inibindo a ação que o fator de necrose tumoral alfa tem de estimular a expressão gênica da proteína PTP1B. Esta proteína é umas grandes indutoras da fosforilação do IRS-1 por ação da enzima serina cinase, o que bloqueia a translocação do Glut-4 até a membrana para captação da glicose (chamamos isso de resistência periférica à ação da insulina). O resultado é uma hiperglicemia e futuramente a diabetes. Neste estudo que acabo de ler deste ano, o uso quem sabe de um suco de uva orgânico pode ser um dos fatores a colaborar na prevenção e na redução deste quadro já instalado.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MAIS UM ARTIGO PUBLICADO!!

Pessoal, o trabalho da nutricionista Josilaine Cruz daqui de Brasília, com minha orientação e revisão, sobre as diversas propriedades do mineral zinco, acaba de ser publicado na revista indexada Ensaios e Ciência, e o acesso é gratuito. Basta clicar neste link.

Desejo a todos boa leitura.

Ultimo artigo publicado de óleo de côco, clique aqui.

Óleo de Nozes e síndrome metabólica!!


Essa semana saiu um trabalho usando óleo de nozes com o objetivo de verificar seu efeito em diversos aspectos metabólicos, e dentre os resultados, o mais interessante foi a redução da atividade da enzima estearoil-Coa-dessaturase 1. Enzima hepática envolvida na dessaturadação de ácidos graxos saturados (esteárico) para formação de ácido oleico, quando inibida, o que aconteceu no estudo, reduz a lipogênese hepática e aumenta a taxa da beta-oxidação, o que é fundamental para quem está com esteatohepatite não alcóolica, ou mesmo entrou em um programa dietético de perda de gordura corporal, já que boa parte dos ácidos graxos viscerais tende a ir ao fígado quando retirados do adipócito. Um outro dado importante é que essa redução foi bem acentuada em quem estava com PCR reduzida, ou seja, não adianta tomar óleo de nozes se não conseguir reduzir a inflamação de forma associada.