sexta-feira, 29 de julho de 2011

AQUI NO BLOG VC VÊ PRIMEIRO !!

SAIU O PRIMEIRO ARTIGO PARA 2012!! Trabalho desenvolvido na Malásia, será publicado na revista somente em 2012, analisando a atividade potencial de cogumelos comestíveis em reduzir a pressão. Muito legal saber que várias variedades de cogumelos tem propriedade em inibir a atividade da Enzima de Conversão de Angiotensina (ACE ou ECA), que aumenta a produção de angiotensina 2 e aldosterona, cujo resultado é aumenta da pressão arterial. Os compostos presentes nos cogumelos que mais determinam esta propriedade são os ácido pipecólico, ácido ganodérico, o manitol, além do alto conteúdo de vitamina C, E e becaroteno, bem como os compostos fenólicos, como o flavonóide quercetina, que ajudam a aumentar a capacidade antioxidante dos cogumelos e proteger os vasos da disfunção endotelial, reduzindo a pressão.

É menos captopril, menos enalapril, menos gasto, menos tosse seca, menos erupções cutâneas, menos alergia, e mais saúde!!

Evid Based Complement Alternat Med. 2012;2012:464238. Evaluation of Selected Culinary-Medicinal Mushrooms for Antioxidant and ACE Inhibitory Activities.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BRASILEIRO AINDA COME MUITO MAL!!



Mais detalhes da última pesquisa de orçamentos familiares (POF - 2009/2010) do IBGE foram divulgados hoje. O que se vê é que o consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) para mais de 90% da população. Já as bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes) têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e um menor ingestão de feijão, saladas e verduras. A "nova" classe média está comendo industrializados como nunca, e fazendo refeições fora do domicílio, infelizmente sem informações nutricionais na mesma proporção do aumento da renda. Como nutricionista vejo como um grande desafio e acredito que a ferramenta do blog ajuda neste sentido.

WHEY E PROTEINA DE SOJA!!

Saiu um trabalho esta semana mostrando que tanto a proteína do soro do leite como a proteína isolada da soja (sem isoflavonas) são capazes de induzir à perda de gordura corporal. Porém os mecanismos diferem um pouco. A capacidade de aumentar a oxidação de gordura foi atribuida às duas proteínas, mas a saciedade antes das refeições ocorreu especialmente com o whey. Importante é que a saciedade não foi induzida por aumento de CCK ou PYY, mas apenas por GLP-1, o que era esperado já que o leite é insulinêmico. Mas é legal saber que um dos mecanismos possíveis para que o leite exerça esta ação é o fato de que suas proteinas, encontradas no soro, são capazes de estimular o GLP-1, que além de saciedade, induz o pâncreas a liberar insulina. Imagine um diabético com homa-beta alterado??!! Obs: whey utilizado foi o concentrado.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BISCOITO RECHEADO E COMPANHIA. SOCORRO!!

Biscoito recheado, batata palha, pipoca de microondas, salgadinhos de pacote, sorvete, chocolate ao leite, margarinas, chantily, balas, biscoito cream cracker, e muitos outros são excelentes fontes de gordura trans, obtidas a partir da gordura vegetal hidrogenada.

Resumo rápido dos atuais riscos de consumo destas gorduras!

1 - Menos DHA no cérebro, com perda de memória, raciocinio, e possíveis demências.

2 - Câncer de intestino, mama, próstata e pâncreas.

3 - Aterosclerose, infarto, hipertensão e acidente vascular cerebral.

4 - Obesidade, esteatose hepática, litiase biliar e Diabetes.

5 - Asma e alergias.


Eur J Cancer Prev. 2011 Jun 22. [Epub ahead of print]
Dietary transfatty acids and cancer risk.

Physiol Behav. 2010 Mar 3;99(3):334-42. Epub 2009 Nov 27.
Dietary trans-fat combined with monosodium glutamate induces dyslipidemia and impairs spatial memory.

Toxicol Ind Health. 2011 Apr 21. [Epub ahead of print]
Elaidic acid enhanced the simultaneous neurotoxicity attributable to the cerebral pathological lesion resulted from oxidative damages induced by acrylamide and benzo(a)pyrene.


Respir Res. 2010 Jan 21;11:8.
Which population level environmental factors are associated with asthma, rhinoconjunctivitis and eczema? Review of the ecological analyses of ISAAC Phase One.

High dietary consumption of trans fatty acids decreases brain docosahexaenoic acid but does not alter amyloid-beta and tau pathologies in the 3xTg-AD model of Alzheimer's disease. Neuroscience. 2009 Mar 3;159(1):296-307.

Am Fam Physician. 2009 Aug 15;80(4):345-50.
Dietary fatty acids.

Altern Med Rev. 2009 Sep;14(3):258-67.
Nutritional approaches to prevention and treatment of gallstones.

FIQUE LONGE DISSO!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PORQUE NÃO TE CALAS 2?

Quem teve a oportunidade de ler a revista ÉPOCA desta semana, leu a reportagem sobre obesidade e a proibição da sibutramina que venho alertando no blog, já coloquei depoimentos de médicos renomados, e que será decidido em agosto/setembro próximo. Infelizmente, novamente o Sr. Alfred Halpern, endocrinologista, proferiu frases lamentáveis. Na hipótese de se proibir o uso deste moderador de apetite sibutramina, o médico afirma que fará uso de topiramato, um anticonvulsivante, cujo efeito colateral pode ser a inibição do apetite (mas repito, é um anticonvulsivante e antienxaquecoso), e cujos efeitos adversos são bem conhecidos, como cálculo renal, sonolência, perda de memória, formigamento, entre outros. Sr halpern, tenha consciência e encaminhe seus pacientes para um programa adequado de educação alimentar e prática de atividade física, associado a mudanças de hábitos sociais. Teríamos prazer de atender seus pacientes na clínica para que eles não tenham o desprazer de tomar anticonvulsivantes para tratar obesidade. Temos pacientes na clínica com perda de mais de 40Kg, fazendo Yoga, acumpuntura, massagem, uma avaliação nutricional 100% individualizada com exames bioquimicos funcionais, com uso da bioressonância e bioimpedância, alimentação e suplementação individualizada, incluindo uso de fitoterápicos, vitaminas, minerais, compostos bioativos, todos de ação comprovada, que inclusive ajudam o paciente a controlar o apetite.

Quem quiser ler postagem sobre "porque não te calas 1?", clique aqui.
Leia também opinião do Dr. Luiz Augusto, endocrinoligista, sobre proibição da sibutramina.

terça-feira, 19 de julho de 2011

LEITE DE VACA LIBERA IGF-1. MAS, SÓ ELE?


Uma das grandes contra indicações dos que abominam leite de vaca é a sua capacidade em provocar a liberação de IGF-1 ou mesmo conter este potente fator insulinotrópico. O aumento de IGF-1 está relacionado à indução de diversas doenças crônico degenerativas, como obesidade, câncer, diabetes, acne, etc. Concordo plenamente, mas não é apenas o leite que faz isso. A liberação de IGF-1 pode ser estimulada pela leucina (muito encontrada nas proteinas do soro do leite, daí sua restrição), mas leucina também é encontrada em vários outros alimentos (como castanhas), e não se fala nesta restrição. Outro aspecto importante é que o IGF-1 também pode ser liberado via triptofano, aminoácido encontrado em vários alimentos. Isto sem contar que muitos de nós suplementamos nossos pacientes com estes aminoácidos com outros fins. Além disso, parte da ação do IGF-1 é provocar liberação excessiva de insulina pelo pâncreas, mas todos os carboidratos de alto indice glicêmico e principalmente de alta carga glicêmica também o fazem. Não toma leite mas come arroz branco ou pão francês? É preciso estar atento aos mecanismos fisiológicos e saber justificar toda e qualquer prescrição/restrição alimentar.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PUBLICADO ARTIGO DE ÓLEO DE CÔCO!!

Pessoal, o trabalho da nutricionista Raquel Miranda daqui de Brasília, com minha orientação e coorientação da nutricionista Renata Fortes, sobre o efeito do consumo de óleo de côco no perfil antropométrico e cardiovascular de portadores de dislipidemias, acaba de ser publicado na revista Brasília Médica e o acesso é gratuito. Basta clicar neste link.

Parabéns Raquel.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Suplemento de Óxido Nítrico reduz memória!!

O consumo de suplementos à base de arginina estão difundidos nas academias e entre colegas nutricionistas também. O uso se deve ao fato destes suplementos terem arginina em sua composição que é formadora de óxido nítrico (ON), vasodilatador potente, aumentando irrigação sanguinea, oferta de nutrientes e oxigênio aos músculos, etc. Porém, o óxido nítrico é um forte redutor da alfa cetoglutarato desidrogenase e do citocromo C oxidase, enzimas mitocondriais de células da micróglia, região muito importante do cérebro. Essas enzimas reduzidas levam a menor transporte de elétrons, menor geração de energia (ATP) portanto, além de provocar escape de elétrons que aumentam os radicais livres. Estes radicais livres reagem com o ON, formando peroxinitrito, potente destruidor de membrana de célula neuronal, por nitração e peroxidação, levando a perda de memória e outras disfunções neurológicas (insônia, dificuldade de aprendizado, etc). E isto pode ser ainda mais agravante caso haja deficiência de tiamina, vitamina que quando em baixa reduz também a alfa cetoglutarato desigrogenase. Quem tem deficiência de tiamina é quem não come cereal integral, quem toma álcool, pacientes renais, pacientes com disbiose, quem come peixe cru. Deficiência de tiamina leva ao aumento da irritabilidade e ansiedade, portanto, se vc faz uso destes suplementos, faça uma autocrítica e observe o que seus amigos mais próximos tem a dizer.

obs: fim de semana que vem estarei ministrando aula de bioquimica de vitaminas com correlações clínicas em Florianópolis, por isso vou priorizar nesta semana postagens sobre o assunto.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Glutamina e Encefalopatia hepática!!


Ontem na aula de curso preparatório para o concurso da secretaria de saúde do DF uma das alunas me solicitou ajuda quanto a uma auditoria que ela precisava fazer e responder hoje. Uma nutricionista requisitou a ela a liberação de grande quantidade de glutamina na forma de suplemento para indicar a um paciente com encefalopatia hepática, grau 1 ou 2, não me lembro agora. Eu particularmente não gosto desta idéia e passei isso a ela e tento colocar este ponto de vista aqui também. A glutamina quando entra no cérebro via astrócito é convertida a glutamato e logo depois descarboxilada para formação do GABA, ácido gama aminobutírico, o maior neurotransmissor inibitório do cérebro, situação presente no paciente com encefalopatia e que eu não desejaria aumentar. A letargia, a obnubilação, flapping, entre outros sintomas são tipicos de paciente com encefalopatia e pioram com aumento de GABA. Além disso, a glutamina é um aminoácido bastante amoniogênico, formador de purinas, e doador de dois grupamentos amina (NH2) para formação de amônia, que também lesa o cérebro e está aumentada no paciente com encefalopatia. É um assunto ainda muito obscuro e duvidoso, porque a glutamina também é formadora de glutamato mas nessa formação, ocorre liberação de amônia no cérebro, como mostrado na foto (ácido glutâmico igual a glutamato). Talvez fosse mais interessante que a colega tivesse pedido liberação de ACR (leucina, isoleucina e valina). Para justificar esta idéia, seguem asgumas referencias abaixo.

J Neurochem. 2011 Jun;117(5):824-32. Synthesis of neurotransmitter GABA via the neuronal tricarboxylic acid cycle is elevated in rats with liver cirrhosis consistent with a high GABAergic tone in chronic hepatic encephalopathy.

J Neurosci Res. 2011 May 2. doi: 10.1002/jnr.22656. [Epub ahead of print]
Down-regulation of Kir4.1 in the cerebral cortex of rats with liver failure and in cultured astrocytes treated with glutamine: Implications for astrocytic dysfunction in hepatic encephalopathy.

Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2011 Jan;14(1):61-6. Branched-chain amino acids in liver disease: new aspects of long known phenomena.

Nutrition. 2010 May;26(5):482-90. Three targets of branched-chain amino acid supplementation in the treatment of liver disease.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dorme tarde, acorda tarde, come mais!!


É o resultado de uma recente publicação. Dois grupos foram pesquisados, de pessoas que dormiam por volta da meia noite e acordavam por volta das 8 da manhã (chamado no estudo de tempo normal de sono) e outro grupo que dormia por volta das 3 a 4 da manhã e acordava por volta das 10 as 11 da manhã (grupo de sono tarde). O que vcs observam na figura acima é que o grupo que não respeita o ciclo circadiano (grupo que dorme tarde, fica na internet, na balada, no video game, etc) que não respeita a liberação de hormônios lipolíticos e sacietógenos como serotonina, melatonina e hormônio do crescimento, acabam consumindo mais calorias, especialmente no jantar, menos frutas e hortaliças, mais refrigerantes na semana, mais café e mais refeições rápidas, ou seja, são induzidos mais facilmente à obesidade!!!

Para melhor visualizar os dados, clique na imagem.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nos caminhos tortuosos da bioquímica!!

Como é legal e complexo entender o ser humano. Veja o exemplo da tirosina. Aminoácido que reduzido no sangue pode indicar uma fenilcetonúria ou deficiência de ácido fólico. Ao mesmo tempo, quando em excesso, baixa formação de dopamina no cérebro. E é a mesma tirosina necessária para geração de energia nas células, via complexo mitocondrial, por meio da fosforilação oxidativa. Mas é o mesmo aminoácido que em excesso pode provocar taquicardia, via adrenérgica. E é o mesmo aminoácido que quando na função enzimática é fundamental para o metabolismo da insulina e do glut4, via receptor. E é a mesma tirosina que pode ser hipertensiva, via tiramina. Mas é a mesma tirosina necessária para função adequada dos hormônios tireoidianos. Isso tudo sem ser aminoácido essencial. Fantástico mundão de Deus.