sábado, 28 de maio de 2011

Suplementação de prebióticos!!


Um dos grupos etários que mais pode ser beneficiar com o controle da saúde intestinal através dos prebióticos são as crianças. E uma das dúvidas muito recorrentes sobre a suplementação de pre e probióticos, e é a idéia que eu defendo, é que em muitos casos não é necessário suplementar os probióticos, porque estes microorganismos crescem naturalmente com a presença das fibras prebióticos, por exemplo os frutooligasscarídios. Um destes trabalhos mostra que crianças recem nascidas com o virus da hepatite B, cujas mães decidem não amamentar para não aumentar a carga viral e por em risco a vida das crianças, ao receber a suplementação por 6 meses apenas com prebióticos (FOS), conseguiram aumentar a quantidade de lactobacilos e de bifidobactérias (efeito bifidogênico), e o principal, este aumento permaneceu por todo o segundo semestre de vida, ou seja, até o fim do 1º ano de vida (segundo semestre sem receber a suplementação, apenas fórmula de leite de vaca, que também foi dada nos primeiros seis meses). E a importância disso é que há trabalhos que mostram que suplementação de microorganismos probióticos, pode induzir facilmente a translocação bacteriana caso o intestino daquela pessoa ainda apresente hiperpermeabilidade.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vitaminas e Cálculo renal!


Estou colocando um pequeno esquema para demonstrar o porque do excesso de proteínas, deficiência de Vitamina B6 e o excesso de Vitamina C induzirem à litíase renal. Homenagem aos meus alunos da graduação e do cursinho, mas claro que vale como informação para todos. Bons estudos!!

CURSINHO VAI COMEÇAR ESTA SEMANA!


Pessoal, a 2ª turma do cursinho RB concursos preparatório para o concurso da secretaria de saúde do DF (provas em agosto) onde ministro as aulas de nutrição humana e dietoterapia começa nesta quarta feira. Ainda há vagas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MUDANÇA DE E-MAIL

Pessoal, depois de muuuuitos anos no click21, vou tentar mudar para o gmail.

NOVO E-MAIL

riquenutri1@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

MALHAR CURA A RESSACA?

Ultima sexta eu dei aula de doenças hepáticas e mostrava aos alunos bioquimicamente como o etanol destrói o fígado, mais especificamente o uso do NAD para transformar o etanol em acetaldeído. O consumo de NAD leva ao aumento de NADH, o que gera falta de NAD para ser utilizado na via glicolítica, por isso é preciso fazer refeições de baixo teor calórico nos dias seguintes. Entretanto existe uma forma de estimular a ressintese de NAD, para transformar o acetaldeído em ácido acético e depois em acetilCoa, transformando em energia, reduzindo a toxicidade ao fígado. Além disso, é preciso aumentar o NAD para estimular o metabolismo glicolítico e energético do ciclo de Krebs. E isto eu fui pensar enquanto corria no sábado, em comemoração ao meu aniversário (um presente que eu quis me dar). E acabei me dando dois presentes porque a oxigenação cerebral nos faz pensar mais, inclusive em bioquimica. E veja que legal. Seria indicado fazer caminhada, corrida, pedalada, uma nadada, depois da bebedeira, da ressaca, ou seria melhor fazer musculação? Vou na segunda opção, porque na via aeróbia, o NAD é consumido, gasto, e na via anaeróbia, na transformação de piruvato em lactato, o NADH é reconstituído para NAD, estimulando as vias que citei anteriomente. Uma sauninha então depois da corrida foi perfeito. À noite (do sábado) não bebi quase nada, só uma taça de vinho tinto e uma "birinight". Boa mesma foi a pizza de beringela e a de banana com canela. Domingão fiz musculação levantando filhos na árvore pra pegar limão e abacate! BÃO DEMAIS!!

OBS: esta corrida foi estimulada pelo presente que ganhei da amiga nutricionista e atleta, Tatiana França Vasconcelos. Tati, brigaduuuu.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LIPOASPIRAÇÃO! NÃO SE ENGANE!


Brasileiro é a 2ª população no mundo que mais procura a lipoaspiração com objetivo de redução de gordura corporal, especialmente gordura localizada. Infelizmente, os trabalhos mostram que este procedimento cirúrgico, a longo prazo, apenas piora o problema, aumentando o risco cardiovascular do paciente. Este gráfico que vcs observam acima é um dos resultados encontrados no trabalho que avaliou um grupo de 32 pessoas, das quais 14 se submeteram à lipoaspiração. Ao fim de um ano, os resultados mostraram que a gordura que permanece no cirurgiado se redistribui, ocorre estímulo para adipogênese, e pior, aumenta a gordura visceral, inflamatória, o que eleva o risco de doenças crônico-degenerativas.

Fonte: Fat Redistribution Following Suction Lipectomy: Defense of Body Fat and Patterns of Restoration. Obesity (2011) doi:10.1038/oby.2011.64.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ENTREVISTA COM DR BACTÉRIA!!

Acredito que a maioria dos amigos conheça o Dr Roberto Figueiredo, biomédico que ficou conhecido com seu personagem Dr bactéria, especialmente em suas reportagens para o Fantástico. Tive o prazer de poder entrevistá-lo, pessoa super alto astral, simples de tudo, mas infelizmente estávamos dentro do avião, e a gravação ficou bem ruim. De qualquer forma vou postá-la aqui para ver se vcs conseguem ouvir, pedindo desculpas de antemão. Dr Roberto vai falar sobre consumir polpa de açai congelada, onde guardar ovo na geladeira, como higienizar hortaliças e uso de mel para crianças. Aumente o som do computador. Roberto, de novo meus agradecimentos.

Contatos para palestras, consultoria, etc:

Roberto Martins Figueiredo
www.microbiotecnica.com.br
Tel: 11 41522152

GELATINA É SAUDÁVEL??

Gostaria de dividir com os amigos do blog estas informações, mas que vcs irão obter clicando neste link, que é um vídeo de uma colega nutricionista (Andreia Moura). Andréia também tem outro vídeo no youtube bastante esclarecedor. Vc chega até ele clicando aqui.

Andréia, belo trabalho de educação nutricional. Parabéns!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CARTILHA PROIBIDA SOBRE ORGÂNICOS!!

Pessoal,

A cartilha "O Olho do Consumidor" foi produzida pelo Ministério da Agricultura, com arte do Ziraldo, para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.

Infelizmente, a multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar em mandado de segurança que impediu sua distribuição. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério.

Em autêntica desobediência civil, resistência pacífica à medida de força, objetivando a saúde da população, entro na campanha de distribuição eletrônica e gratuita da cartilha.

Se você concorda com esta idéia, clique aqui e baixe a cartilha.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

OBESIDADE: PALAVRA DA PRESIDENTA DO BRASIL!!


Leiam parte da entrevista concedida por Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, à ABESO:

ABESO: Em dezembro do ano passado, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se juntou à ABESO dando o apoio do Ministério da Saúde para a Campanha da Obesidade Infantil e Pré-Natal que estamos desenvolvendo. Existe algum plano governamental contra a escalada da obesidade?

Presidenta: A ABESO está de parabéns por essa iniciativa, que demonstra que sociedade e poder público podem atuar juntos na promoção da saúde. Em relação às ações do Ministério da Saúde na atenção à obesidade, estão em curso várias iniciativas, desde o monitoramento do estado nutricional da população atendida pelo SUS até a implementação da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável, a Enpacs, que atua junto com a Rede Amamenta, orientando mães e crianças. Outro projeto importantíssimo, já em andamento, é o Programa Saúde na Escola. Uma novidade adicional, muito interessante, foi a inclusão de nutricionistas nos Núcleos de Apoio ao Programa Saúde da Família. O Ministério da Saúde também está elaborando o Plano Nacional de Redução da Obesidade, que deve ser lançado brevemente. É um Plano com diversas abordagens, como o aumento da oferta de alimentos saudáveis, a promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física, estratégias de informação e comunicação, e controle e regulação de alimentos.
Considero que uma área fundamental nesse contexto é a da indústria de alimentos. O governo federal trabalha junto com o setor produtivo buscando a redução dos teores de gorduras, açúcar e sódio nos alimentos processados. Já conseguimos êxitos expressivos na redução e eliminação das gorduras trans em várias categorias de alimentos. E estamos discutindo proposta específica para a redução do consumo de sal e sódio pela população. Pelos esforços que vem fazendo na prevenção da obesidade, o Brasil obteve reconhecimento em nível internacional, por meio do International Obesity Taskforce (IOTF), que encaminhou mensagem de congratulações ao Ministério da Saúde, em agosto de 2010. Eles deram destaque às ações brasileiras de regulação da publicidade de alimentos, de monitoramento das tendências de obesidade na população, de gerenciamento da obesidade nos serviços de saúde, de estímulo ao aleitamento materno e introdução adequada e oportuna dos alimentos após o período de amamentação e, também, aos avanços na alimentação escolar.

Espero que o profissional nutricionista esteja incluído nestes programas e idéias, por exemplo, com contratação efetiva para os centros de saúde, com atendimento diário, programa saúde em casa ou similares, e assim por diante. É preciso cobrar. Ao menos, parece que finalmente o Brasil vai se preocupar com a sua própria epidemia de obesidade.