sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CIRURGIA BARIÁTRICA!! RELATO DE CASO! 3!!

21 - Alguns pacientes com menor poder aquisitivo, antes pegavam o seu remédio para controle glicêmico ou hipertensão no posto de saúde. E agora como eles farão para comprar os polivitamínicos??? Imagina o paciente chegando num posto de saúde e pedindo Centrun... Sem comentários...
22 - Os pacientes gastroplastizado TEM QUE fazer exames períodos de SANGUE para verificar as taxas. Alguns simplesmente ignoram isso!
23 - Os pacientes gastroplastizados TEM QUE fazer acompanhamento terapêutico. Alguns simplesmente NUNCA fazem.
24 - Os pacientes gastroplastizados TEM QUE fazer acompanhamento periódico com o Endocrinologista e com o Nutricionista. Alguns simplesmente ignoram.
25 - Mesmo pós-gastroplastia é necessário fazer dieta e exercícios. Se vc não fazia antes terá que fazer de qualquer forma!
26 - Na prática não há reversão da cirurgia. E o risco é enorme pq os médicos tem muita experiência em fazer a cirurgia, mas não em reverter. E quando é necessário, geralmente só é feita à reversão no intestino para maior absorção. Porém este procedimento é raro!
27 - Alguns pacientes apresentam esquecimento ou perda de memória. Pode ser transitório ou manter-se o quadro.
28 - Alguns pacientes gastroplastizados queixam-se que o desconforto abdominal ocasionado pelos gases é maior após a gastroplastia.
29 - Os gostos alimentares dos pacientes sofrem alterações. Se antes gostam de arroz por exemplo, depois de operados, alguns não gostam mais ou porque não desce bem.
30 - Alguns pacientes recém operados "acham" que nunca mais voltarão a comer normalmente. O que no geral é uma inverdade, pois com o tempo o organismo adapta-se e o paciente consegue comer.
31 - Alguns pacientes burlam o grande volume que comiam antes, por várias porções calórias ao longo do dia.
32 - Com o passar do tempo o processo dissabisortivo tende a aumentar, daí uma necessidade de uma dieta equilibrada e exercícios.
33 - Há relatos de pacientes que tiveram perda parcial ou total do libido;
34 - Em virtude do processo de desnutrição e falta da vitamina E, alguns pacientes queixam-se que têm uma visão de menor qualidade do que antes;
35 - Alguns pacientes queixam-se de problemas nas unhas (tipo unhas que quebram ou unhas ocas);

Nenhum comentário: