quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Açúcar é desintoxicante!!

Diria alguém que está passando: esse aí pirou. Açúcar desintoxica? Senão, vejamos!!

A forma mais efetiva de retirar as toxinas do corpo (entre elas os agrotóxicos, pesticidas, relatados na postagem abaixo sobre as frutas e hortaliças) é estimular a formação de sais biliares no fígado. Para isso, precisamos conjugar estas toxinas junto à bilirrubina. E para isso usamos o ácido glicurônico, que é formado a partir da UDP-glicose, um intermediário na sintese do glicogênio hepático e do metabolismo das pentose fosfato. No ciclo das pentose como na glicogênese, precisamos formar glicose 6-fosfato, que vem da glicose, que é um açúcar, obtido do amido ou da sacarose. Claro que não vou estimular comer açúcar refinado, cheio de xenobióticos para detoxificar o corpo, mas bioquimicamente precisamos sim dos açúcares, dos carboidratos, de um farelo de aveia por exemplo.

6 comentários:

Priscylla Barreto disse...

Quando eu falo que a NUTRIÇÃO é perfeita alguns distorcem o nariz...
Mas me fale o que de fato faz mal 100%???? Para tudo há que se colocar na balança, o que pra mim poderia ser ruim, pra você nao seria da mesma forma...

Anônimo disse...

Professor, o que você diria do açúcar demerara? Devemos preferir ele aos edulcorantes??

Aline.

Ana disse...

Olá Henrique, sempre acompanho seu blog, é ótimo! Gostaria que vc me falasse sobre a nutrição e psoriase. Alimentos que ajudam nessa doença. OBRIGADA!

Unknown disse...

Assim que der falo sobre psoriase, obrigado Ana.

Unknown disse...

Aline, o demerara é uma ótima opção. Brevemente vou falar sobre outros edulcorantes, recentemente descobertos.

Ana disse...

Ok, vou aguardar!
Obrigada!!!