terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades!!


1 - Pessoal, comprei uma pasta de gergelim hoje (TAHINE) da jasmine. A marca é tradicional em produtos saudáveis, orgânicos. Saborosa, e boa para passar em pães, torradas, legal para substituir margarina, etc. Os meninos adoraram. provavelmente rica em lignanos, sesamol, sesamina e sesamolina, entre outros compostos anticancer, antiinflamatórios, antidiabetogênicos, entre outras funções.

2 - A Garoto criou um chocolate em barra com o título "castanhas do Brasil". Achei legal a valorização (tem castanha do caju e do Pará), mas é importante separar as coisas, porque a castanha do Pará foi rebatizada de castanha do Brasil, pois agora é conhecida assim no mundo, inclusive na comunidade científica. Castanha de caju continua com o mesmo nome. Detalhe: quando fizerem uma versão amarga deste chocolate, fica perfeito.

3 - Li uma metanalise hoje, deste ano, que diz que chá verde sem cafeína não traz os mesmo efeitos para perda de peso do que quando com cafeína. Cuidados com produtos do mercado, as invenções que existem por ai.

domingo, 28 de novembro de 2010

Óleo de côco extra virgem reduz peso!!

Há cerca de 2 meses a formanda em nutrição Raquel Miranda, excelente aluna e nutricionista de futuro promissor, terminou seu trabalho de conclusão de curso com uma pesquisa científica de uso de 30ml de oleo de côco extra virgem (marca COPRA) para 32 pessoas com hipercolesterolemia. Tive a oportunidade de orientar este trabalho que mostrou que o óleo de côco reduz a circunferencia abdominal, reduz trigliceridios, aumenta atividade da HDL e reduz a inflamação. Estamos escrevendo o artigo para publicarmos. Uma reportagem sobre o assunto foi feita pela rede Globo de algumas cidades de São Paulo. Segue o link para assistir a reportagem.


http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,25638;3,oleo+de+coco.aspx

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Creatina: liberada e de futuro promissor!!

Desde a ultima avaliação da ANVISA no começo deste ano a suplementação de creatina para atletas foi regulamentada. Creatina é um tripeptídio formado por arginina, glicina e metionina (s-adenosilmetionina mais exatamente) que está localizada no corpo especialmente nos musculos, em especial no cérebro, coração e musculos esqueléticos, na forma de creatina fosfato ou fosfato de creatina ou fosfocreatina. Tem como função a geração de energia nos musculos para recomposição dos níves de ATP, o que aumenta a capacidade de geração de força muscular e portanto hipertrofia e ganho de massa muscular. Porém, a suplementação de creatina tem indicação para inúmeras outras situações de acordo com a literatura científica mais atual. Em relação ao fator hipetrofia e ganho de massa tenho visto muito na literatura que a creatina micronizada monohidratada é capaz de reduzir os níveis de miostatina, uma proteína que limita a hipetrofia muscular (se usada com leucina e arginina que estimulam TOR, pssivelmente BCAA e até glutamina, fantástico). Há trabalhos que usaram creatina em ratas grávidas e comprovaram que ela protege o musculo diafragmatico dos ratinhos recém nascidos de sofrer danos pela hipóxia induzida no nascimento destes. Há um trabalho que saiu agora no dia 16 de novembro mostrando que a creatina protege o músculo dos danos provocados pela estatina (medicamento usado especialmente para reduzir níveis de colesterol). E o trabalho que muito me interessou saiu no dia 26 de outubro, cujo orientador do projeto foi o Dr. Lancha Jr (educador físico de grande reputação no mundo), que mostrou que a creatina usada por 3 meses seguidos não provoca danos renais em diabeticos tipo 2. Há ainda muitos trabalhos que mostram que a creatina pode ser um protetor e estimulador mitocondrial muscular, o que aumenta a geração de força no musculo (isso é bom para praticantes de atividade física mas também para muitas pesssoas internadas com desnutrição, perda muscular, distrofias musculares e sarcopenias importantes). Tem um trabalho que saiu este ano (agosto) em uma revista conceituada de neurociência (Neurosci Lett) mostrando que a suplementação de creatina melhorou a performance das atividades cerebrais, em especial a memória. Importarte frizar que na maioria destes trabalhos a suplementação de creatina é feita com monohidrato de creatina, oriunda de matéria prima de qualidade, para garantir maior de taxa de absorção e utilização pelas células. Portanto cuidado com o que existe no mercado. Gosto muito de suplemento de creatina com matéria prima da creapure.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG!!



Aniversário POOOODE!!

Hoje completamos 2 anos de vida, e o saldo é positivo. O intuito de criar mais uma ferramenta para promover educação nutricional se tornou realidade e hoje temos mais de 300mil acessos, o que dá uma média de mais de 400 acessos por dia. São 333 seguidores em apenas 2 anos, sinal de que as pessoas confiam nos textos, pesquisas, empresas, serviços que aqui são oferecidos.

Parabéns a todos que comemoram junto comigo estes 2 anos. O blog é de todos.

Para relaxar e continuar aprendendo, vejam este vídeo! Aumente o som.

domingo, 21 de novembro de 2010

Exame urinário tem validade científica!!

Queria trazer a todos um trabalho científico, dentre milhares que existem, que avaliou o nível de peróxidos urinários em ratos submetidos a estresse oxidativo. Os ratos foram submetidos a clamp renal (uma espécie de tesoura cirúrgica que cessa o fluxo sanguíneo nos rins e portanto leva à isquemia) e depois retiram o clamp, levando a reoxigenção, e nesse momento ocorre um fenômeno fisiológico chamado de reperfusão, momento máximo onde os radicais livres são produzidos e ocorre estresse oxidativo. Os pesquisadores deram extrato seco de uva (fitoterapico vitis vinifera) para os ratos e verificaram que a produção de peróxidos (malondialdeído - MDA) urinários cai pela metade no grupo que consumiu o extrato da uva em relação ao grupo de ratos que não consumiu. O nível de peróxidos urinários reflete o grau de estresse oxidativo a que foram submetidos os ratos. Este nível de peróxidos urinários é exatamente o que estou analisando em um destes novos exames que estou disponibilizando para pacientes meus e de colegas médicos e nutricionistas.
Artigo 1

Outro estudo avaliou o efeito de vários trabalhadores submetidos a solventes orgânicos, especialmente benzeno e tolueno, na produção de estresse oxidativo também analisando o MDA urinário. Observaram que estes trabalhadores tem aumento significativo do nível de MDA urinário, portanto, do estresse oxidativo, ficando mais sujeitos a câncer. Para que os amigos tenham idéia, benzeno e tolueno(metil benzeno) são "matéria-prima a partir da qual se obtêm a sacarina (adoçante), medicamentos, corantes artificiais (rico em refrigerantes, balas, chicletes, margarinas, etc), perfumes e detergentes. É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos." Também é utilizado para extrair óleo de sementes, leguminosas e cereais como soja, girassol e milho, de onde se obtém os óleos refinados destes mesmos alimentos, muito consumidos em nossa população.
Artigo 2

Ou seja, existe um número muito grande de pessoas que apresenta, em potencial, pelo menos um grau leve de estresse oxidativo, e que poderia se beneficiar realizando estes testes que estou disponibilizando, de ação comprovada na literatura científica, não invasivos, rápidos, e de excelente valor diagnóstico e prognóstico.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOVIDADES POR AÍ!!

1 - Está aparecendo uma nova substância de altissimo poder lipolítico. Devo falar dela nos próximos cursos de obesidade. Cirsimarina.

2 - Comprovado, saiu hoje na Phytotherapy Research - Maracujá inibe a recaptação e destruição do GABA na sinapse, aumentando portanto seu tempo de ação. Relaxa, ansiolítico mesmo (passiflora incarnata). E usaram uma dose nem tão alta do extrato.

3 - Existe a possibilidade de que a partir do ano que vem eu passe a oferecer o exame de bioressonância. Detecção de alergias alimentares, intoxicação por metais pesados, dentre outros. Estamos em conversação.

Zinco, vitamina C e gripes e resfriados!!

A todo instante me questionam sobre a ação destes nutrientes,principalmente a vitamina C, na prevenção ou tratamento de gripes e resfriados. A idéia está por trás da possibilidade destes nutrientes estimularem o sistema imunológico. E isto é uma verdade. Há inúmeros trabalhos mostrando que pessoas deficientes em zinco e vitamina C tem piora da resposta imune, principalmente relacionados à redução na atividade de linfócitos T e quedas nos nives de interferon gamma. Ao mesmo tempo, já é de conhecimento há anos que nutrientes que são antioxidantes podem ser também oxidantes, pois são capazes de receber e doar elétrons. Portanto tomar suplemento de vitamina C, zinco ou quaisquer outros antioxidantes pode melhorar a resposta imune desde que o paciente apresente pelo menos uma dificiência leve destes nutrientes, senão poder piorar. É precisa avaliar.


J Nutr. 2009 Jan;139(1):113-9. Micronutrient deficiencies are associated with impaired immune response and higher burden of respiratory infections in elderly Ecuadorians.

Oxid Med Cell Longev. 2010 Jul 1;3(4):228-237. Exogenous antioxidants - Double-edged swords in cellular redox state: Health beneficial effects at physiologic doses versus deleterious effects at high doses:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMO EU VEJO UM DIABÉTICO!!

Eu vejo assim:

Olho para o paciente
Na verdade olho para suas mãos, seus pés e sua fala, e vejo uma pessoa ansiosa e estressada (estresse adrenal)
Olho para sua boca e vejo que "come as palavras", provavelmente age assim também na hora de fazer a refeição (come rápido, má digestão, risco de disbiose)
Na verdade olho para seu pâncreas
Na verdade olho para suas ilhotas de Langerhans
Na verdade olho para suas células beta pancreáticas
Na verdade olho para o retículo endoplasmático destas células
E lá procuro ver o funcionamento desta organela e descobrir os motivos das possíveis falhas:
Em geral encontro falha olhando para o intestino e vendo a hiperpermeabilidade intestinal e por consequencia a disbiose intestinal
Em geral olho para o abdomen e vejo muita gordura visceral, desregulando a produção hormonal.
Em geral procuro observar também se há estresse oxidativo e nitrosativo nestas organelas.

É um pouco ou muito assim, e só vejo assim porque a ciência me mostra isso, conforme tento sempre mostrar nos artigos.

Por isso acredito muito nesta proposta dos exames de urina e saliva que já estou desenvolvendo com os pacientes. Se vc deseja seguir esta mesma linha de raciocinio, encaminhe seu paciente para realizar os exames bioquimicos funcionais e forneça a ele um tratamento mais eficaz. Você terá como mostrar a ele se há ou não a necessidade de suplementação. O paciente também se sentirá mais seguro por saber que está tomando algo porque realmente necessita.

O estudo cientifico abaixo foi um dos primeiros no mundo a mostrar que o funcionamento das células pancreáticas estava relacionado ao estresse oxidativo e nitrosativo do reticulo.

Araki E. Impact of endoplasmic reticulum stress pathway on pancreatic beta-cells and diabetes mellitus.Exp Biol Med (Maywood). 2003 Nov;228(10):1213-7.

Diabetes, sexo e estresse oxidativo


Uma das queixas constantes dos pacientes diabéticos, principalmente aqueles com mais de 50 anos, é a dificuldade em manter a relação sexual saudável esperada para esta idade com suas parceiras. Em parte isto acontece pela alteração da disfunção endotelial que acomete os vasos sanguineos dos diabéticos, incluindo os vasos que irrigam o pênis. A disfunção endotelial tem como principal causa o estresse oxidativo e nitrosativo nas membranas das células endoteliais. Além disso, as células testiculares tendem a sofrer apoptose induzida pela alteração glicêmica, e alguns novos trabalhos também tem mostrado que esta apoptose (ou seja, morte destas células) é exacerbada pelo estresse oxidativo. E no caso do estresse oxidativo, um fator é preponderante, que é a deficiência de zinco, mineral considerado antioxidante, principalmente por estimular a enzima Superóxido Dismutase (SOD). Importante dizer que o estresse oxidativo também reduz o funcionamento e destroi células beta pancreáticas, produtoras de insulina. POr isso, a proposta de fazer avaliação da presença ou não de estresse oxidativo, o grau deste estresse, e a deficiência de zinco e vitamina C, me parece importante e fundamental para o tratamento da grande maioria dos pacientes diabéticos. Podemos fazer esta avaliação mediante uma boa anamnese alimentar, através de sinais e sintomas específicos, e confirmamos com testes urinários não invasivos (a urina é um produto originado do sangue, que também reflete o estado geral de saúde do paciente). Colaborar com a melhora na saúde sexual dos pacientes diabéticos é parte do tratamento nutricional e dever do nutricionista. Vc que é diabético tem como obter uma vida sexual plena, bastam alguns hábitos saudáveis de vida.

Fontes:

Zhao Y,Exacerbation of diabetes-induced testicular apoptosis by zinc deficiency is most likely associated with oxidative stress; p38 MAPK activation; and p53 activation in mice. Toxicol Lett. 2010 Nov 12. [Epub ahead of print].

Song B. Chop deletion reduces oxidative stress, improves beta cell function, and promotes cell survival in multiple mouse models of diabetes. J Clin Invest. 2008 Oct;118(10):3378-89.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Zinco e acne

Aproveitando o comentário da Helena na postagem anterior, disponibilizo artigo recente que comenta a importância do zinco e de outros nutrientes nos mecanismos de prevenção e tratamento da acne, que envolvem especialmente a redução da inflamação e do estresse oxidativo provocados por células imunes como polimorfonucleares, natural Killer e granulócitos.

Leia o artigo clicando aqui.

EXAMES FUNCIONAIS NA SUA CASA!!

Pessoal, estou trazendo uma nova tecnologia de exames funcionais para avaliação do estado nutricional, a ser oferecido para moradores de Brasília - Distrito Federal. Dentro de pouco tempo detalharei como será o serviço de análise de exames funcionais não invasivos, em domicilio, ou seja, irei à casa dos clientes para realizar os testes. Serão exames em que utilizo apenas uma pequena amostra da urina e testes com a saliva do paciente (não furo o paciente e nem retiro sangue). Nestes exames avaliarei o grau de estresse oxidativo (portanto a necessidade do paciente em tomar antioxidantes), a presença e o grau de disbiose intestinal, o nível de estresse influenciando na função de órgãos como hipófise e glândulas adrenais, além de analisar o nível de cálcio, vitamina C e zinco no corpo. Você que é nutricionista poderá indicar seu cliente para fazer os testes, recebendo o laudo por e-mail (tanto cliente como médico/nutricionista prescritor receberão os resultados), e vc que não é nutricionista poderá entrar em contato diretamente comigo, farei os exames, e vc será indicado a um nutricionista caso deseje uma dieta e suplementação individualizada. Dieta e suplementação baseada nos resultados dos exames, sem o risco de vc tomar algo de que não necessita.

Para comprovar a importâmcia dos testes, aproveito e deixo aqui artigo 2010 em que ratos foram submetidos a estresse oxidativo, se dosou nos ratos exatamente o que vou fazer com os clientes, mostrando que o nível de MDA (produto final da peroxidação lipídica) aumenta nestes ratos, e que nos ratos que tomaram suplementaçãod e vitamina C com vitamina E, o nível de estresse oxidativo reduziu.

Para ler o artigo, clique aqui.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RESIDÊNCIA EM NUTRIÇÃO - BRASÍLIA

Saiu o edital para o concurso de residência em nutrição e demais residências da SES/DF (diário oficial DODF de 10/11/2010, páginas 59 a 68).

As provas serão realizadas pelo CESPE/UnB. A taxa de inscrição: R$ 97,00 (noventa e sete reais).

Período de inscrições de 25/11 a 05/12 - via internet no endereço eletrônico: http://www.cespe.unb.br/concursos/sesdf_multidisciplinar2011 (área multidisciplinar)

A aplicação das provas objetivas será no dia 23/01/2011. O resultado final será divulgado no dia 10/03/2011. A matrícula dos candidatos aprovados será de 14 a 17 de março de 2011.

Leite de vaca é ruim para todo mundo?

Para quem gosta de iogurte natural com laranja, cenoura e mel
Para quem gosta de estrogonofre de frango
Para quem gosta de queijo com goiabada
Etc

Este artigo abaixo é um prato cheio:

Panagiotakos DB, Pitsavos CH, Zampelas AD, Chrysohoou CA, Stefanadis CI. Dairy products consumption is associated with decreased levels of inflammatory markers related to cardiovascular disease in apparently healthy adults: the ATTICA study.J Am Coll Nutr. 2010 Aug;29(4):357-64.

Colaboração do artigo: Dra Livia Hasegawa - http://www.liviahasegawa.blogspot.com/

Porque que não te calas?

Frase proferida pelo Dr. Alfred Halpern, que está em alguns dos jornais hoje: "Por mais que haja protestos contra, o que vale é o número de calorias. Você pode comer 'junk food' se quiser. Se o número de calorias for menor do que o que você gasta, vai perder peso."

Lamentável continuar a ler e ouvir estes tipos de declarações. É exatamente o contrário disso que expliquei na postagem do dia 5 de novembro e tenho comprovado pela literatura científica e pela prática.

Primeiro: ficar contando calorias, fazer dietas hipocalóricas pode sim levar muitas pessoas a perder peso, mas não conseguem manter o peso. Voltam a ganhar peso, aumentam seu risco cardiovascular, se frustram, entram em depressão, e se desesperam, passam a viver à base de curas milagrosas e toneladas de medicamentos. É isso que os médicos querem.

E mais: quantos pacientes, inúmeros, já atendi que estão comendo 600, 500, 400 calorias todos os dias e não perdem um grama. Não perdem porque não basta contar calorias. É preciso retirar as toxinas do corpo que reduzem o metabolismo. É preciso regular os órgãos começando por quem rege toda a orquestra que é o intestino. É preciso controlar a inflamação. E por ai vai.

OU SEJA: Considero uma injúria/calúnia e crime de lesa-pátria proferir comentário dizendo que pode comer junk food quanto quiser, que se tiver deficit calórico, vai perder peso. Isto não é pensar na saúde do ser humano.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EMPREGO PARA NUTRICIONISTAS EM BRASÍLIA!!

O hospital das clínicas de Brasilia (HCB), antigo HOB, está com vaga para supervisão do serviço de nutrição, que envolve clínica e produção. É para administrar e supervisionar todo o serviço de nutrição. Salário de 3000,00 para 44 horas. Mais informações: 34429164 e 40096478 - Falar com Janaina ou Lilian.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vem aí o extrato do caroço do açaí!!

Uma pesquisa coordenada pelo médico Roberto Soares de Moura, na UERJ, comprovou que extrato feito a partir do caroço do açaí é eficaz no combate à hipertensão, ao colesterol alto e à resistência insulínica. O composto também pode ajudar no tratamento do enfisema pulmonar (dos dois grupos de ratos que inalaram a fumação do cigarro, o grupo que não consumiu o extrato teve muito mais danos pulmonares - feridas inclusive - que o grupo que consumiu o extrato). O aumento na ação do GLUT4 também foi demonstrada pelos autores. Os autores citam que o conteúdo de flavonóides e polifenóis no coraço é muito similar ao da polpa. Ou seja, não deve demorar para termos gel, pomada, shampoo, enxaguatório bucal e extrato seco de caroço de açaí.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Obesidade: só dieta ou dieta com exercícios?


Conheço muita mas muita gente que não gosta de fazer exercícios físicos e sempre procura uma espécie de milagre dietético ou pilula milagrosa para fazer perder peso. Uma metaanálise que li hoje (metaanálise é uma forma de de estudo científico em que os autores fazem um apanhado dos artigos mais atuais que tenham a mesma forma de pesquisa, com metologias parecidas, e traçam um veredito final sobre aquele ponto que está sendo estudado) mostra que perder peso é mais efetivo quando se associa dieta ao exercício físico. É sempre importante observar estes resultados pois há muitas pessoas que deixam de se exercitar pois justificam a não prática pelo fato de terem aumento de apetite após o exercício e acharem que vão comer mais e portanto não conseguiriam perder peso, o que não se justifica, por inumeros fatores, mesmo que tenham aumento do apetite (tanto que a conclusão da metanalise é essa, vale a pena sempre ser ativo). Mas bem mais interessante que este resultado foi outro, em que os autores concluiram que seja só com dieta ou com dieta e exercício físico, nas duas formas, os pacientes sempre tendem a reganhar o peso, mais cedo ou mais tarde. E qual a justificativa para isso? NUTRIÇÃO FUNCIONAL!!! Ou seja, é preciso avaliar individualmente cada pessoa, entendê-la bioquimicamente, como seus órgãos estão se comunicando, qual a causa de cada uma das reclamações que o corpo apresenta. E nutricionalmente fazer todas as células voltarem a funcionar em harmonia, dar os nutrientes que os genes estão pedindo, e não apenas tratando sintomas, tentando fazer uma "dieta para perda de peso". É isso que tenho me proposto enquanto profissional e defendido nos quatro cantos deste país. Vou apresentar os resultados deste trabalho no sábado que vem no curso de obesidade da pós graduação em clínica funcional da VP consultoria. Mas fica a mensagem: não se deixem enganar nem se enganem com dietas da moda, dietas de revista, dietas de alguém que vc acha que serve para vc, em suplementos milagrosos que tratam tudo. Obesidade é uma doença crônica!!!