segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Contra as crises de asma!!

Um estudo em camundongos mostrou em detalhes o mecanismo dos ataques severos de asma, criando condições para uma futura terapia dessa forma da doença. Na variante severa da asma há grande produção da interleucina IL-17, molécula inflamatória ligada à ativação de uma célula de defesa do organismo, o neutrófilo. É isso o que fez o novo trabalho na revista "Nature Immunology": explicar o excesso de neutrófilos nos pulmões dos pacientes. Marsha Wills-Karp e seus colegas do Hospital da Criança de Cincinnati (EUA) demonstraram como certas linhagens de camundongos sofrem mais de asma severa do que outras, combinada com infiltração pulmonar de neutrófilos, e vincularam o processo à IL-17. Logo, inibir ou bloquear a IL-17, ajuda a evitar e a tratar pacientes asmáticos (IL-17 também está ligada ao desenvolvimento da dor lombar associada à hérnia de disco, de acordo com artigo do Arthritis & Rheumatism). E o grande bloqueador fisiológico da IL-17 é a sua colega IL-2. E para estimular a IL-2 basta tratar a disbiose intestinal e oferecer ao corpo pre e probióticos nos tipos, quantidades e momentos adequados. Controlar a ingestão dos alimentos alergênicos também é fundamental, detectando o que é alergênico de forma individual, estando sempre os principais alimentos mais correlacionados segundo os trabalhos mais atuais: leite e derivados, fontes de glúten, clara de ovo, sal, sementes oleaginosas e frutos do mar.

sábado, 21 de agosto de 2010

Nutrição e desenvolvimento escolar

Saiu recentemente um trabalho que mostra que o controle do indice glicêmico e da carga glicêmica do café da manhã oferecido a crianças escolares, influencia diretamente no rendimento delas. Segundo os autores, um desjejum de alto indice glicêmico e baixa carga glicêmica gera velocidade mais rápida de processo das informações. Fundamental que pais tenham esta noção, e que o nutricionista saiba prescrever uma dieta baseada nestes conhecimentos. Uma das idéias que estamos bolando nesta parceria entre eu e a Dra Andreia também segue neste sentido, de demonstrar a elaboração de refeições e cardápios criados a partir do indice glicêmico, da carga glicêmica e do indice inflamatório dos alimentos.

Artigo: R Micha, P J Rogers and M Nelson. The glycaemic potency of breakfast and cognitive function in school children. European Journal of Clinical Nutrition , (23 June 2010) | doi:10.1038/ejcn.2010.96

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

atualização 2010

Vc provavelmente já ouviu falar de ceramidas, encontrada em alguns shampoos e cremes. Mas já ouvir falar de lactosilceramidas e sua relação com o sistema imune? Já ouvir falar de dectina-1 e sua relação com disbiose intestinal? Quer saber onde existem estas substâncias, como agem e como interferir dieteticamente? Qual a sua relação com reações alérgicas deste período terrível de seca e como reduzir este processo?

Estes e outros assuntos serão abordados nos cursos de disbiose intestinal e alimentos funcionais comigo e com a Dra Andreia Torres. Fique atento que em breve divulgaremos como e onde fazer as inscrições.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cuidado com a gordura anidra de leite!!

Por Lei, o Ministério da Agricultura determina que o chocolate produzido e comercializado no Brasil deve ter, no máximo, 5% de gordura vegetal e 25% de cacau, no mínimo (antes de 2003 o teor era de 32% - pressão muito forte dos produtores de chocolate à época, tipo Nestle, Lacta e Garoto). Além disso, as indústrias criaram mecanismos de aumentar a quantidade de água e gordura dos chocolates, criando mais "sabor", maior vicio ao produto, mais duração de validade, com menor teor proporcionalmente de cacau. É o que se tem feito com a adição do soro de leite e da gordura anidra de leite. A gordura anidra de leite nada mais é que uma manteiga desidratada, cheia de gordura trans e gordura saturada, que se tornam muito maléficas quando associadas à carboidratos de alto indice glicêmico, ou seja, acúcar e glicose (em larga quantidade nos "chocolates"). Não abuse de nada industrializado, e sempre que possível, coma chocolate de verdade, como cacau em pó, chocolate em pó e chocolates com no mínimo 50% de cacau.

Outro desgosto associado: se vc clicar para ler a definição de gordura anidra de leite pelo Ministério (e corroborado pela ANVISA), ainda verá os famigerados limites de aceitação de bactérias patogênicas, tipo Estafilococos e coliformes.

NOVOS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PARA NUTRICIONISTAS EM BRASÍLIA

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Um ex-jogador em atividade!!


Vc com certeza conhece o senhor acima. Ou melhor, conhecia, porque este é na verdade um ex-atleta em atividade. O aumento da concentração de gordura corporal em Ronaldo é um fenômeno (com o perdão do trocadilho) comum há vários ex-jogadores de futebol e em outras modalidades esportivas. Parte deste efeito se dá pelo acúmulo de gordura intramuscular que ocorre enquanto o jogador é realmente um atleta, ou seja, apresenta treinamento intenso, com alto gasto energético. Durante o perído de alto gasto calórico a gordura que é estocada no musculo é rapidamente oxidada no próprio musculo, porém com a redução das atividades (e Ronaldo já deixou de ser atleta há muito, só ele que não sabe), esta gordura provoca uma liberação excessiva de ácidos graxos não esterificados nas células musculares criando um fenômeno de lipotoxicidade, cujo resultado final é a alteração na fosforilação do receptor de insulina com consequente resistência a este hormônio. A glicemia tende a aumentar e acumular nas células adiposas elevando a circunferência abdominal. Pior, o risco cardiosvacular é muito alto nesta situações. Resistente, o ex-atleta passa a ter dificuldade enorme para perda de peso.

Ganância? Ou a pressão de patrocinadores? Se liga Ronaldo!!

obs: foto de hoje, 13/08/2010.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inflamar ou não inflamar!!!



Hoje de madrugada estava preparando uma palestra sobre a oliveira e comecei a pensar em inflamação e estresse oxidativo e notar como estas coisas são fundamentais para a vida e para a morte. Na verdade o pensamento começou porque discordei da prescrição da odontóloga dos meus filhos que prescreveu antiinflamatório logo após o procedimento cirurgico que um deles fez na quinta feira. Veja, a inflamação é necessária para vida desde quando chegamos ao mundo pois inflamamos como resposta a qualquer agente agressor ambiental. Assim que nascemos, devemos gritar, chorar, berrar pois isso é um sinal que nosso sistema imune está inflamando e respondendo à agressão do ambiente, com temperatura, luz, umidade, etc, tudo diferente do que estávamos acostumados dentro da placenta. E isto nos cria defesas, anticorpos, estimula capacidade de observação, de fuga e de luta. Quando sofremos um corte, é necessário inflamar para atrair para aquele local células como macrófagos e linfócitos para combater os agentes infecciosos que vão entrar, assim como é preciso inflamar para atrair plaquetas para ajudar a coagular. Por isso não concordo em entrar com antiinflamatório imediatamente ao fim da cirurgia. O antibiótico pode ajudar, mas o antiinflamatório, apenas 24 a 48 horas depois. Isto é o que chamamos de inflamação aguda. É o mesmo que ocorre quando queremos ganhar massa muscular: é preciso criar um "trauma" nas fibras musculares, para desencadear uma inflamação de baixo grau que irá depositar maior quantidade de aminoácidos e proteínas naquela estrutura, tornando-a maior e mais forte.

Agora, inflamar cronicamente é péssimo, pois leva à todas as doenças crônico-degenerativas conhecidas hoje no mundo. Quando me sinto inflamado por exemplo, a principal coisa que não tento fazer é trabalhos que exijam capacidade mental pois um cérebro inflamado não tem capacidade cognitiva. E que o mais inflama cronicamente, sem dúvida, são 3 fatores: estresse constante, gordura abdominal e dieta inflamatória.

Novos ares!!

Esta semana estou conhecendo meus novos alunos de graduação em Nutrição e Biomedicina da Anhanguera, aqui em Brasília. Expectativa muito boa, adorei as turmas, estou bem animado.

Aproveitando inclusive a chegada de novos seguidores, queria trazer uma informação a eles e aos demais amigos que estão sempre no blog.

O alumínio é um dos grandes contaminantes do nosso corpo, a quem chamamos de xenobiótico, que trás diversos malefícios. As panelas de aluminio e as folhas de alumínio que envolvemos nossos alimentos estão entre as principais fontes de contaminação. Mas queria que todos passasem a observar o que eu considero a maior fonte de ingestão de alumínio para muitas pessoas. Chama-se silico aluminato de sódio. É um aditivo alimentar presente em várias marcas de sal, o sal iodado comum que compramos e usamos TODOS OS DIAS. Age como uma espécie de sequestrante de umidade, para evitar que o sal fique todo pregado ou empedrado. Leiam os rótulos e observem e não comprem os que apresentarem este constituinte.

Leia também:

Qual a melhor panela para cozinhar?