terça-feira, 29 de junho de 2010

CURSO DE EXTENSÃO OBESIDADE E ESTÉTICA EM BRASÍLIA

Pessoal, o curso de extensão sobre Obesidade e Estética de 60 horas que eu ministro em conjunto com outros professores pela VP Consultoria chega a Brasília neste mês de julho. O primeiro módulo é ministrado por mim e pela professora Andreia Naves, que virá a Brasília para fazer este primeiro módulo aqui. Começa nos dias 03 e 04 de julho.

Maiores informações:
http://www.vponline.com.br/cursos_ext.php

sábado, 26 de junho de 2010

ALIMENTOS COM MAIS AGROTÓXICOS NO BRASIL!!


Pessoal, saiu o relatório deste ano do PARA (PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS) da ANVISA, dos alimentos analisados em 2009. Os recordistas do ano passado em quantidade superior ao permitido e uso de agratóxicos proibidos foram: pimentão, uva, pepino, morango, couve, abacaxi, mamão, alface, tomate e beterraba. Para ver a análise completa, clique aqui.

Resultado da enquete sobre consumo de frutas!!


A enquete teve um total de 250 respostas. Destas 184 responderam consumir ou nenhum ou até 2 porções de fruta por dia, o que dá aproximadamente 74% das pessoas não consumindo o mínimo recomendado para uma alimentação equilibrada (vide pirâmide alimentar brasileira). É um dado bastante preocupante pois quando analisamos as pesquisas atuais, o consumo de 3 porções é realmente o mínimo e grande parte dos estudos chega a recomendar 6 porções de frutas. Como o caso do estudo para avaliar o efeito das frutas na função endotelial e risco cardiovascular. O tecido endotelial é feito por células que compõem uma fina camada de revestimento interno dos casos, que determina todo o funcionamento dos sistema cardiovascular, envolvendo capacidade do coagulação, risco de trombose, hipertensão, aterosclerose, dislipidemias, envelhecimento precoce dos tecidos, retenção hídrica, adiposidade localizada, e outras funções. Neste estudo de 2009, pessoas que consumiram 6 porções de fruta ao dia por 12 semanas (3 meses), apresentaram redução da disfunção endotelial com 18,6% de melhora no fluxo vascular endotelial, gerando redução na pressão arterial, melhora do metabolismo da acetilcolina (neurotransmissor), com consequente menor risco de doenças cardiovasculares.

Incremente seu consumo de frutas, aproveitando o máximo possível delas, sempre com higienização adequada, incluindo em vários momentos e preparações do dia, como fazer frango com ameixa, abacate na salada do almoço, farofa de banana, etc.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Álcool engorda!!

Tem se tornado cada vez mais comum a pergunta se vinho ou cerveja fazem bem a saúde e até mesmo se emagrecem. Queria disponibilizar aos amigos do blog, artigo de revisão em português deste ano de 2010 sobre os efeitos do etanol nos hormônios reguladores do apetite, e que o consumo crônico de álcool, como beber vinho todos os dias, está associado ao ganho de peso.

Para baixar o artigo, clique aqui.

Cuidado com o curso que vc escolhe!!!

Não tenho o hábito de falar em veículos de comunicação sobre o que acho de cursos de uma forma geral. Mas vou precisar abrir uma exceção. Recebi informações de uma fonte segura, uma colega que participa do curso GANEP de especialização em Nutrição Clínica, voltado para a área hospitalar aqui em Brasília (as atividades práticas, exatamente onde estes problemas ficam visíveis acontecem em são Paulo), que os nutricionistas são polidos em suas atividades privativas e de direito por lei como avaliar exames bioquímicos, avaliar sinais e sintomas, e fazem basicamente anamnese alimentar. E somente podem fazer prescrição dietética quando solicitado por escrito por médicos. Esta colega já informou que ela e outros nutricionistas irão entrar formalmente com processo junto aos Conselhos Regional e Federal, ação que eu apóio. Vou mais longe e se caso estas afirmativas se concretizem, de não recomendar este curso em hipótese alguma. Se alguém que faz ou fez este curso quiser se pronunciar, o blog está à disposição.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Resposta ao comentário do Nélio!!


Nélio Carlos fez um comentário na postagem de dietas da moda sobre a dieta paleolítica.

Nélio, acho que precisamos adaptar os conceitos envolvidos na dieta paleolítica ao mundo em que vivemos. Não dá para consumir tanta gordura com o grau de atividade física que temos hoje. O consumo proteico da mesma forma pois inumeros outros compostos xenobioticos estão na água, nos alimentos, no ar, enfim no ambiente, que pioram nossa função renal e hepática, como não faziam naquela época. Sobre a gordura saturada, acho perfeita a idéia, não é tão aterogênica como se prega, depende muito do tipo de ácido graxo, de como são inseridos na dieta e defendo e mostro o porquê nos meus cursos. Outro exemplo é que na dieta paleolitica não se come cereal pois naquela época eles não existiam, e não dá para viver hoje sem arroz, sem milho, sem aveia, sem quinua, sem amaranto, etc. Mas temos que estar atentos aos compostos antinutricionais presentes neles, quais as misturas que não devem ser feitas, os processo de refino e branqueamento, etc. Mas que nós devemos comer bem menos carboidratos do que comenos hoje, isso é fato!!!!

Para saber mais sobre a dieta do paleolítico clique no link: http://www.thepaleodiet.com

Obrigado por participar Nélio.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Para mais conhecimento sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs),com dados bem interessantes, basta clicar no link: http://www.youtube.com/watch?v=0_u9wJDxrTYAjude

Dietas da moda são perigosas!!


Vou começar pelo fim. Dietas devem ser sempre individualizadas. Essa é a conclusão que cheguei desde que me formei, e apenas aprimorei a idéia quando passei a estudar a nutrição funcional. E é muito prazeroso confirmar esta hipótese quando lemos artigos que analisam dietas padrão, preconizadas para todo mundo, como se a todos fosse fazer bem. Veja a dieta de South Beach, que preconiza retirada de frutas, sucos, grande parte das leguminosas, verduras e legumes e alguns tipo de cererais, no intuito de reduzir a oferta de carboidratos. O resultado são grandes deficiências nutricionais, que eu consigo observar na prática clínica com pacientes que já seguiram várias destas dietas, mas comprovadas agora em estudo científico. O trabalho que li avaliou 21 micronutrientes em várias dietas, incluindo a supra mencionada, a dieta do Dr. Atkins (que segue as mesmas idéias com conceitos ainda mais absurdos de consumo livre de gorduras) mais a dieta DASH, que é a dieta recomendada pelos norte americanos para reduzir a pressão arterial. E dentre os vários resultados, observou-se grande deficiência das vitaminas D, E, biotina, cromo, iodo, e molibdênio. Ou seja, déficits nutricionais graves, que com certeza trarão prejuízo a curto e médio prazos nas pessoas que seguem estas dietas, e mais, com certeza não conseguirão o principal objetivo que é a manutenção do peso perdido a longo prazo.

Este estudo veio em boa hora pois segunda feira termino minha ultima aula do curso de bioquímica, fisiologia e suplementação de micronutrientes. Segundo semestre, abrirei outra turma. Fiquem atentos que colocarei no blog. Se alguém que participou do curso, estiver lendo a postagem, faça comentários sobre o que achou do curso.

Quem quiser ler o artigo na integra, clique aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nozes provocam saciedade e ajudam a perder peso


Sementes oleaginosas recebem este nome exatamente pela quantidade de ácidos graxos, vitaminas lipossoluveis e fosfolipidios que apresentam em sua composição. E por conter boa quantidade destes compostos, as sementes em geral, como castanhas, amêndoas, pistache, baru, nozes, amendoim, linhaça, são recomendadas nos intervalos das refeições principais por provocarem saciedade e ajudarem o paciente a apresentar menos fome na próxima refeição. Ou mesmo podem ser adicionadas em uma refeição principal, para que a fome só apareça mais tarde, caso não haja tempo para consumo de um lanche no intervalo. Foi isso que comprovou estudo que acaba de sair na revista Obesity. Os autores propuseram aos voluntários incluir em uma refeição líquida (entenda vitamina), 48g de nozes (em torno de 5 unidades), no café da manhã. Parte dos resultados é o que vc pode observar no gráfico acima. Os indivíduos que consumiram as nozes apresentaram bem mais saciedade que o grupo controle, confirmando a sugestão de consumo destas sementes com objetivo de provocar inibição do apetite. Acho válido acrescentar que nozes são boas fontes de gordura ômega 3 (ácido alfa linolênico) e ômega-9 (ácido oleico), importantes em vários doenças crônico degenerativas, em especial, nas doenças cardiovasculares. Ressalto também que por apresentarem certo poder alergênico, é interessante fazer variação e rotatividade no consumo entre as sementes. A cada 15 dias, por exemplo, trocar de variedade.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Como destruir giárdia e ameba!!

Giardíase e amebíase são doenças muito comuns em nossa população por hábitos inadequados de higiene, especialmente a lavagem inadequada das mãos ao usar o banheiro. Além disso, as más condições higiênico sanitárias de grande parte das nossas cidades também contribui com esta contaminação, e hábitos comuns das crianças de brincar muito no chão e levar as mãos à boca contribui para a prevalência destas patologias. O resultado final á disbiose intestinal, com quadros de diarréia, distensão abdominal, vômitos, desidratação, perda da absorção de nutrientes, portanto queda da resposta imune, déficito de crescimento e perda de peso. Uma forma bastante natural do controle destes microorganismos (Giardia lamblia e Entamoeba histolytica) é consumir menta, manjericão, orégano, alho, cebola e hortelã (os compostos fenólicos e sulfurados destes alimentos são seus principais principios ativos para estes fins). Existem inclusive medicamentos fitoterápicos que são derivados destes compostos, como GIAMEBIL, que é feito do hortelã de folha pequena (Mentha crispa L. - fácil de cultivar em pequenos espaços - tenho plantado na varanda do apartamento). Abacaxi com hortelã, macarrão com manjericão, cebola crua na salada, alho cru (ou assado com casca), patê de ricota com orégano, cebola ralada e azeite, são possíveis sugestões.