sábado, 27 de fevereiro de 2010

Curso nutrição e estética

Pessoal, já recebi uns 3 e-mails perguntando sobre o curso de estética que iria ministrar em Brasília pela empresa IPGS. Atenção!! Isto não é verdade, não faço parte do corpo docente desta empresa. Estou sim montando o curso de estética, relacionado à obesidade, de 60 horas, pela VP consultoria. os locais do curso serão definidos já na próxima semana. Não gostaria de falar sobre o curso da IPGS mas se alguém já participou do curso de estética, pode dar seu depoimento nos comentários. Lembrando que o curso que estou montando pela VP tem o diferencial de ser estética funcional. Turmas já programadas: Salvador em Abril, Ribeirão Preto e Recife em outubro. Mais informações www.vponline.com.br

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Betabloqueadores e perda de peso

Betabloqueadores são uma classe de medicamentos cuja função é inibir os receptores do tipo beta 1, 2 e 3, usados em pacientes cardiopatas, especialmente com alterações cardíacas e hipertensão arterial. Fisiologicamente, os receptores beta 3 são utilizados pela noraepinefrina para desencadear o processo de perda de gordura corporal, através do deslocamento da proteína G, que por sua vez ativa a enzioma adenilato ciclase, ativando o AMPc (degrada ATP em AMPc) que fosforila a PKA. Esta enzima é responsável por promover a lipólise e ainda, agir como fator de transcrição nuclear, induzindo ao aumento das UCP-1, que são as unidades desacopladoras de elétrons do tipo 1, produtoras de calor no interior das mitocondrias. Resultado: quem faz uso crônico de betabloqueadores tem dificuldade para perder peso pois terá a lipólise parcialmente inibida e ainda terá redução da taxa metabólica, ou seja, irá sentir que seu metabolismo está mais lento.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vc conhece a evodiamina?


Evodiamina (evodiamine em inglês), conhecida como Evo, é um composto derivado da família da planta Evodia spp. É conhecida na medicina chinesa como Wu-Chu-Yu e acredito que ainda não tenha registro no Brasil como fitoterápico. Entretanto, alguns suplementos na área esportiva já a colocam (e seus derivados também, hidroxi, dihidroxievodiamina) dentro das fórmulas termogênicas. E isto tem validade científica, como neste trabalho desta semana (fevereiro de 2010 na versão escrita) com o uso desta erva mostrando efeito hipoglicêmico por reduzir a resistência à insulina, o que reduz a chance do excesso de glicose entrar na lipogênese, e melhor ainda, reduz a diferenciação adipocitária, traduzindo, reduz a proliferação e o amadurecimento de células que armazenam gordura, ajudando no tratamento da obesidade, inclusive porque quanto menos a célula adiposa se diferencia, menos ela inflama, portanto será mais fácil manter o peso a longo prazo.

Obs: a plantinha é realmente muito bonita.

Nutrição e crianças autistas!!

Recebi e-mail e pude visitar o blog da Karla Coelho, Uberaba, MG, que tem um irmão autista e tem apresentado excelentes resultados com cuidados alimentares importantes, especialmente a restrição ao glúten e à caseína. Recomendo a visita ao blog dela pois apresenta informações importantes que podem ser divididas com outras pessoas.

http://blog.agencialumini.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Provas de concursos!!

Ano passado coloquei um link para provas de concurso (clique aqui) e agora coloco novamente outro link com outras provas de concursos para quem pretende prestá-los, ou mesmo testar conhecimentos, utilizar para questões de provas, etc. Neste novo link vc também pode se informar sobre novos concursos para 2010. Fiquem à vontade.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Você conhece o ovo?

Ovo de galinha ou de aves em geral apresenta grande quantidade de nutrientes e propriedades nutricionais importantes. Clique e veja.Mas eu queria chamar atenção sobre 2 aspectos: as proteínas presentes no ovo e sua possível alergenicidade. Quase 90% das proteínas do ovo se encontram na clara do ovo (conhecida tecnicamente como albúmen). MAs diferentemente do que muitos imaginam, o ovo não contém apenas albumina. O ovo apresenta: Ovalbumina, Ovotransferrina, Ovomucoide, Ovomucina, lisozima, globulina G2 e G3, ovoinibidor, glicoproteina do Ovo, proteína de ligação da tiamina, flavoproteína, macroglobulina do ovo, ovostatina, cistatina e avidina. Várias delas tem propriedade antimicrobiana mas uma coisa sempre me chama atenção. A ovomucóde, cistatina, ovostatina e inibidor do ovo são inidoras de proteases, o que significa dizer que inibem a atividade de enzimas proteolíticas do nosso trato digestório, ou seja, o consumo excessivo pode favorecer a não digestão de proteínas, por consequencia, presença de macromoléculas no intestino e o desencadeamento de processos alérgicos, muito comuns para quem consome ovos. Há um trabalho de 2004 do National Institute of Allergy and Infectious Diseases, que mostra que ovo é o 2º alimento mais alergênico, só perdendo para o leite. Portanto, senhores pais responsáveis pela introdução de novos alimentos, clara de ovo só depois de 1 ano; e senhores consumidores de clara de ovo, albumina em pó e derivados, avaliem os riscos. Procure um bom nutricionista.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ganho de peso na infância. Suas consequências??

Saiu um trabalho muito legal esses dias de um grupo de pesquisadores brasileiros (Federal de Pelotas) que associados a pesquisadores de outras partes do mundo (EUA e Filipinas, entre outros), analisaram diversos trabalhos publicados na literatura internacional sobre o ganho de peso e crescimento de crianças e quais seus efeitos no futuro. Os trabalhos mostram que o ganho de peso muito rápido desde o nascimento até meados de infância está associado com aumento da pressão arterial, e que se esse ganho de peso excessivo permanece após 2 anos de idade, isso leva ao aumento da massa gorda na fase adulta, ou seja, a introdução de novos alimentos até os 2 anos associada à amamentação, e as refeições oferecidas em creches e escolas mais a atividade física serão determinantes para o futuro destas gerações. Além disso, a análise dos autores aponta no sentido de que o ganho de peso adequado nos 2 primeiros anos de vida tem forte relação com a melhor escolaridade, portanto com o desenvolvimento intelectual, e que esta correlação não acontece se crianças que nascem pequenas e de baixo peso só ganharem peso adequadamente entre 2 e 4 anos, não se refletindo em melhor escolaridade. Os autores concluem e é preciso reforçar incansavelmente esta tese, que as intervenções nutricionais neste momento serão determinantes para desenvolvimento escolar em 2015.

Referência do trabalho: J. Nutr. 140: 348–354, 2010.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Suplemento para melhorar performance!!

Uma das grandes dúvidas quanto à eficácia da atividade física é se ela deve ser de baixa intensidade e longa duração ou de alta intensidade e curta duração, quando os objetivos são perda de gordura corporal, aumento de massa muscular e melhora da performance. Um grupo de estudiosos colocou alguns atletas para fazer um trabalho de altissima intensidade, atingindo 100% e um pouco mais do VO2máx por 2 min com intervalos baixando para 90% do VO2máx. Um outro grupo fez a mesma atividade mas tomou um suplemento 1/2 hora antes da atividade, que continha proteína do soro do leite (whey), aminoácidos de cadeia ramificada (ACR/BCAA), rhodiola, creatina, cafeína, citrulina e Cordyceps sinensis. O grupo que tomou o suplemento teve resultados melhores quanto aos ítens mencionados no inicio da postagem. A idéias principais foram que os ACR e whey protein pouparam a perda proteica muscular, a creatina gerou aumento de força muscular, a cordyceps promoveu ação antioxidante (o estresse oxidativo é muito alto em exercícios de alta intensidade), a cafeína aumenta a capacidade de produção de ATP e favorece a lipólise, a citrulina favorece a recaptação do lactato para o ciclo de Krebs aumentando a produção de ATP e retardando a fadiga e a rodhiola aumenta a efetividade da cafeína, e otimiza a produção de serotonina e dopamina. Para ver mais detalhes do estudo, inclusive quantidades utilizadas, é só clicar aqui.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mercúrio é tóxico. Livre-se dele!!

O mercúrio é o 3º metal mais tóxico para o organismo, perdendo apenas para o arsênico e o chumbo. É encontrado no ambiente por ter uma liberação constante pela crosta terrestre; fungicidas (metilmercúrio) e inseticidas apresentam também alta concentração, peixes contaminados (maior fonte de mercúrio da dieta - metil-mercúrio – 85% de absorção); lâmpadas fluorescentes, interruptores, termômetros, tatuagens (vermelho), garimpos (para separar o ouro), vacinas – Timerosal; e nos amálgamas dentários (50% mercúrio elementar - há trabalhos impressionantes mostrando a relação das obturações com contaminação por mercúrio). Seu acúmulo tráz consequências: neurotoxicidade (irritabilidade, hiperatividade, depressão, memória recente curta, dificuldade em se concentrar, insônia, vertigens, fadiga e tremor espontâneo).Nefrotoxicidade (lesão renal), toxicidade gastrointestinal (gosto metálico na boca, gengivite, salivação, estomatite e ulcerações), aumento da susceptibilidade a infecções, dores articulares e danos para algumas gândulas e tecidos, especialmente tireóide, próstata, pele e glândulas sudoríparas. Como evitar: reduzir a exposição ao mercúiro (vc agora conhece as principais formas de ficar exposto) e fazer uma dieta sempre de destoxificação, priorizando na dieta fontes de enxofre que transformam o metilmercúrio em mercúrio inorgânico (coma brócolis, couve-flor, repolho, alcachofa, aipo, rabanete, lentilha, gema de ovo e as leguminosas).


Clique aqui e leia um belo trabalho científico (em português) sobre os efeitos biológicos do mercúrio.

Obs: a eliminação do mercúrio do corpo não leva dias ou semanas mas anos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Importância do zinco no dia a dia!!


Zinco é um mineral de extrema importância para o organismo pois participa de muitos processos metabólicos. Uma criança, adolescente ou qualquer pessoa em fase de crescimento precisa de zinco para produção do GH (hormônio do crescimento) e formação dos ossos. Também é essencial para produção do esperma, fundamental para homens que pretendem engravidar. Pessoas que sofreram escoriações brincando, um machucado, ou estão no pos operatório de grandes cirurgias, precisam de zinco para fazer o processo de cicatrização. Pessoas que estejam fazendo tratamento de quimioterapia precisam de zinco para estimular as papilas gustativas e melhorar o sabor dos alimentos. PEssoas que tomam álcool corriqueiramente precisam de maior quantidade de zinco para estimular a enzima etanol desidrogenase e destoxificar o fígado e o cérebro dos derivados do etanol (acetaldeído, por exemplo). Pessoas que precisam aumentar o metabolismo ou tem funcionamento reduzido da tireóide precisam de mais zinco para estimular a transformação de hormônio T4 em T3 (a forma ativa). Pessoas que menstruam em grandes volumes ou que já apresentam anemia, precisam de mais zinco para produzir o heme, constituinte da hemoglobina que transporta oxigênio na corrente sanguinea. Pessoas com dificuldade grande de digestão, que tem azia e muitas eructações (arrotos) depois que comem, podem apresentar baixa concentração de ácido clorídrico que é formado a partir do zinco. Além disso, zinco é um mineral de altissimo poder antioxidante, fundamental nesse nosso dia a dia atribulado, cheio de sustâncias oxidativas no ambiente.

Onde encontrar: nas fontes proteicas de origem animal e vegetal, ou seja, frutos do mar (ostras são riquissimas), carne de vaca, frango, leite, queijo, iogurte, feijão, lentilha, soja, fava, grão de bico, feijão fradinho, feijão branco, feijão de corda, nas sementes oleginosas tipo castanha do caju, do Brasil (Pará), amêndoas, baru, pistache, nozes, avelã, e em algumas sementes, principalmente semente de abóbora. Cereais integrais também contém pequena quantidade, tipo aveia e quinua.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Leite desnatado após atividade física??

A respeito do comentário da Beatriz e da reportagem exibida no jornal Hoje.

Beatriz, não tinha visto mas fui no site. Achei muito confusa a reportagem porque no primeiro momento a pesquisadora quer comparar leite desnatado com isotônico e água após a atividade, o que está inadequado pois não recomendo nem isotônico nem água pura após atividade. Isotônicos são para durante a atividade física assim como a água. Após a atividade física, diferentemente do isotônico, é preciso incluir fontes de proteína e isotônicos não tem proteína, por isso não são indicados. O leite tem digestão lenta por conta da caseína, com certeza, mas não é lenta, é péssima digestão porque se formam grumos coagulados de caseína no estômago, dificultando a hidratação. Portanto não dá para comparar. Depois na reportagem aparece uma comparação do leite de vaca com leite de soja. Aí com certeza seria o leite de vaca desnatado pois leite de soja tem gordura, pouco indicado nesse momento pós atividade e o perfil de aminoácidos é muito fraco na soja. Se vc desconsiderar todos os problemas do leite de vaca e pensar apenas em hidratação, capacidade de liberar insulina para reconstrução do glicogênio e das proteínas, fornecimento de proteínas de alto valor biológico, proteínas do soro (que como dito na reportagem tem função antioxidante sim, além de outras importantes para o atleta), o leite poderia sim ser indicado após a atividade física intensa. Já se vc considerar que o leite tem muito mais potássio que sódio, e o que perdemos na atividade física é mais sódio que potássio, o leite já não é indicado. Se vc considerar que a lactose é altamente fermentativa e pode provocar distensão abdominal, e as minhas pacientes mulheres que malham e querem estar bem desinchadas após a atividade física, odiariam se eu indicasse leite após atividade física. Se vc considerar que o leite de vaca tem uma carga ácida altíssima aumentando a acidose do meu atleta e elevando o risco de fadiga e lesões musculares também não é uma boa pedida. A decisão pode ser dividida entre o nutricionista e seu cliente. Acima de tudo, eu gostaria de ler a pesquisa para ver como foi feita, com quem, que quantidade, que atividade, o que tomaram durante a atividade, etc.

Efeitos do calor excessivo

Durantes minhas aulas de nutrição esportiva, sempre separo um bom período para falar da homeostasia da temperatura corporal. OS seres humanos requerem manutençaõ constante da temperatura corporal e quando nos exercitamos, nossas mitocondrias aumentam a produção de calor nas chamadas Unidades Desacopladoras de Elétrons. Esse calor levaria ao aumento da temperatura interna caso não tivéssemos um eficiente sistema de eliminação do calor excessivo, que se baseia nos nossos sistemas de condução, convecção, irradiação e evaporação da água. Nessas horas abordo a participação da água e dos eletrólitos e sempre conversamos sobre os efeitos do clima nesta homeostasia. Uma das "regras" que tento deixar clara explicando fisiologicamente sempre é que atividades físicas em ambientes com temperatura superior à temperatura corporal (36,5 - 37ºC) deveriam ser proibidas (no aspecto do esporte profissional), pois o corpo passa a ganhar calor do ambiente, podendo ocorrer queda acentuada da pressão além da desnaturação de proteínas e portanto de enzimas corporais, tornando a vida incopatível, ou seja, aumenta o risco de morte. Estou abordando isso pois tivemos um exemplo na quarta passada que pude ver ao vivo com o comentarista do Sportv, que iria transmitir o jogo do grêmio (estava na cabine de transmissão, imagine quem está no gramado) e acabou desmaiando ao vivo. A temperatura era superior aos 40º C e no campo parece ter chegado ao 50ºC. Hoje saiu uma liminar em primeira instância no RS proibindo jogos antes das 18h. Quem mora ou já foi ao Rio Grande nessas épocas sabe do que estou falando.

Clique aqui e veja o vídeo no instante em que o comentarista desmaia.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Herbalife causa danos sérios ao organismo!!

Recebi alguns e-mails solicitando que disponibilizasse trabalhos científicos que mostrem o "lado negro" dos produtos "Herbalife", principalmente danos hepáticos. Vou postar aqui os endereços eletrônicos de 5 trabalhos científicos. Primeiros trabalhos sairam em 2004, depois 2007 e tivemos novos casos em 2008. Pessoas com problemas em Israel, Suiça e também na América Latina. Vou além, o mais recente do ano passado (2009) mostra contaminação de microorganismos com os produtos desta marca. Basta clicar. Quem achar importante, ajude a divulgar o blog e "abrir a mente" de muitas pessoas.


Trabalho 1
Trabalho 2
Trabalho 3
Trabalho 4
Trabalho 5

Consenso para Nutrição Esportiva

Pessoal, saiu o consenso 2010 da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva. Material excelente de 90 páginas, bem completo sobre macro e micronutrientes, suplementos. Para baixar, basta clicar aqui.