quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Afaste-se da Síndrome metabólica!!

A Síndrome metabólica é uma doença em que o paciente apresenta pelo menos 3 das 5 doenças a saber: diabetes, hipertensão, aterosclerose, dislipidemias e obesidade abdominal. Muito comum encontrar pacientes com alterações importantes e apresentando as 5 doenças já instaladas. Um novo artigo novamente vem demonstrar que pessoas que apresentam insensibilidade à insulina (detectada pela glicemia de jejum - resistência e pela curva glicêmica - intolerância à glicose) tem baixos níveis de vitamina D no corpo. E baixa concentração de vitamina D foi considerado no estudo como valores abaixo de 50 nmol/L no sangue, o que é muuuuuuito comum de ver nos pacientes. Pessoas com vitamina D reduzida apresentaram IMC maior, pressão arterial alta e colesterol e trilgicerídios altos. E há vários trabalhso mostrando que aumentar a vitamina D na dieta pode por exemplo reduzir a pressão arterial.

Importante dizer que saiu uma metaanalise em julho deste ano confirmando que vitamina D na ordem de 200 UI a 1000UI realmente reduz a incidência de quedas e fraturas em idosos.

Fontes:

25-Hydroxyvitamin D Concentration Correlates With Insulin-Sensitivity and BMI in Obesity. Obesity (2010) 18:10, 1906–1910.

1,25-dihydroxyvitamin D3 reduces systolic blood pressure in hypertensive adults: a pilot feasibility study. J Steroid Biochem Mol Biol;121(1-2):445-7, 2010.

Vitamin D treatment for the prevention of falls in older adults: systematic review and meta-analysis. J Am Geriatr Soc;58(7):1299-310, 2010

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Prof.
Daqui de Portugal e a procura de uma boa hora para tomar cálcio, por acaso entrei no seu blog. Mas esta da Vit D convenceu-me.
Devido a cancer em 1998 e menopausa precoce tenho vindo a perder massa óssea mas notei q com alandronato de sódio 1x/w e caminhadas ao sol recuperei um pouco. Mas como não dispenso o café nem o chá... Qual a sua opinião , atrevo-me a perguntar. Complicamos a vida não é?

Duda disse...

Prof. Henrique,

vi um post seu sobre o produto BounceBack e gostaria de saber onde posso encontrá-lo.

grato,

eduardo
(dudabackes@ hotmail . com)