sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Leite desnatado após atividade física??

A respeito do comentário da Beatriz e da reportagem exibida no jornal Hoje.

Beatriz, não tinha visto mas fui no site. Achei muito confusa a reportagem porque no primeiro momento a pesquisadora quer comparar leite desnatado com isotônico e água após a atividade, o que está inadequado pois não recomendo nem isotônico nem água pura após atividade. Isotônicos são para durante a atividade física assim como a água. Após a atividade física, diferentemente do isotônico, é preciso incluir fontes de proteína e isotônicos não tem proteína, por isso não são indicados. O leite tem digestão lenta por conta da caseína, com certeza, mas não é lenta, é péssima digestão porque se formam grumos coagulados de caseína no estômago, dificultando a hidratação. Portanto não dá para comparar. Depois na reportagem aparece uma comparação do leite de vaca com leite de soja. Aí com certeza seria o leite de vaca desnatado pois leite de soja tem gordura, pouco indicado nesse momento pós atividade e o perfil de aminoácidos é muito fraco na soja. Se vc desconsiderar todos os problemas do leite de vaca e pensar apenas em hidratação, capacidade de liberar insulina para reconstrução do glicogênio e das proteínas, fornecimento de proteínas de alto valor biológico, proteínas do soro (que como dito na reportagem tem função antioxidante sim, além de outras importantes para o atleta), o leite poderia sim ser indicado após a atividade física intensa. Já se vc considerar que o leite tem muito mais potássio que sódio, e o que perdemos na atividade física é mais sódio que potássio, o leite já não é indicado. Se vc considerar que a lactose é altamente fermentativa e pode provocar distensão abdominal, e as minhas pacientes mulheres que malham e querem estar bem desinchadas após a atividade física, odiariam se eu indicasse leite após atividade física. Se vc considerar que o leite de vaca tem uma carga ácida altíssima aumentando a acidose do meu atleta e elevando o risco de fadiga e lesões musculares também não é uma boa pedida. A decisão pode ser dividida entre o nutricionista e seu cliente. Acima de tudo, eu gostaria de ler a pesquisa para ver como foi feita, com quem, que quantidade, que atividade, o que tomaram durante a atividade, etc.

8 comentários:

Livia disse...

Olá professor,
Então, o que você recomenda consumir pós atividade física?

Unknown disse...

Lívia, o que eu recomendo depende do praticante que estamos falando. Ex: Ele joga tênis de competição ou recreação? Tem 14 anos ou 46 anos? O objetivo é aumentar a velocidade de resposta entre a defesa fundo de quadra e o voleio na rede ou apenas perder gordura corporal? Entende o que eu digo? Dieta ou orientação nutricional devem ser individualizadas. Se quiser ver o que os trabalhos científicos mostram, acompanhe sempre as postagens que acabo abordando os assuntos. Se vc digitar maltodextrina, whey protein já devem aparecer várias postagens. Um abraço e obrigado pela pergunta.

Livia disse...

Sim, entendo!
Mas pensando no caso de consumo de proteínas pós treino pra uma pessoa que faz atividade física (musculação e quer ganhar massa muscular) e que tem restrição de leite e derivados? No caso, a soja não teria um perfil proteico tão interessante... Quais seriam as melhores opções?

Unknown disse...

Livia, eu trabalharia com aminoácidos ou peptídios específicos, tipo beta alanina, creatina, carnitina, carnosina, glutamina, arginina, entre outros. Fonte alimentar: prioridade para o ovo, depois pensaria em quinua/soja/amaranto e outras leguminosas.

Vanuza Freitas disse...

Bom dia Henrique, fugindo um pouco deste assunto, eu queria saber o que vc acha da Sustagem Kids para crianças que estão a baixo do peso, vc acha que este suplemento poderia vir ajudar no aporte nutricional? Obrigada professor.
Vanuza

Unknown disse...

Sustagem não é a melhor opção por conter alto teor de açúcar, corante (principalmente o vermelho, muito relacionado a problemas alérgicos e pulmonares), acidulante, aromatizante, enfim, são muitos aditivos químicos, e as formas químicas de micronutrientes não serem de alta biodisponibilidade (baixa absorção para os mais leigos). Mas tudo depende de quem estamos falando. Também está entre os suplementos mais baratos e pode ser a única opção.

Anônimo disse...

Olá Professor
Tenho 50 anos. e malho 6 dias na semana com atividade aerobica(spinning)3 vezes por semana e musculação. O q vc indicaria para ser tomado depois desse treino.Normalmente como uma banana. Isso é suficiente?
Obrigada e abraços
Ana Maria Tavares
anna.tavares@terra.com.br

Unknown disse...

Ana, não posso dizer se é suficiente ou não comer banana pois não fiz a sua avaliação nutricional individualizada. Não sei por exemplo como é a sua resposta insulinêmica frente ao carboidrato, e teria que pedir exame (curva glicêmica e insulinêmica) e fazer uma análise física sua (olhar suas articulações, sua nuca e axilas). Me fiz entender? Uma banana pode ser o suficiente para uns e um bom alimento mas muito pouco para outros e até um "veneno".