terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vitamina D pode aumentar risco cardiovascular

É verdade, é o que dizem os primeiros trabalhos publicados já em 2010. Como tudo que envolve a nutrição, mais uma vez aparece uma grande defesa a favor da alimentação e muito cuidado com a suplementação, infelizmente defendida por outros profissionais em detrimento da alimentação equilibrada e balanceada e hábitos de vida saudáveis.
Estudo pulicado já na revista de janeiro de 2010 do American Journal ok Kidney Disease mostra que a calcificaão das artérias, enrijecendo-as e aumentando a formação da placa aterosclerótica está relacionada a alguns fatores, sendo: hiperfosfatemia (tomar refrigerante ou bebidas tipo H2O2), produtos derivados de fosfato de cálcio (tomar suplemento de cálcio, consumir refrigerantes, não consumir peixes e ovos e não tomar sol), deficiência de inibidores da calcificação (deficiência de fibrinogênio quando o pacientes se encontra inflamado - dieta rica em óleo de milho ou girassol) e alteração na função das células musculares lisas, com formação da capa da placa aterosclerótica por estas células, que seriam estimuladas pela vitamina D (dificência dela ou excesso). Um outro trabalho de 2008 que confirma estes achados mostra que a vitamina D é transportada pelas lipoproteínas no sangue e depositada no interior da placa aterosclerótica, sendo ativada por monócitos e/ou macrófagos, induzindo a calcificação das artérias. Ou seja, tomar suplemento de vitamina D estando o paciente inflamado, com alta concentração de monocitos e macrófagos, mais a disfunção endotelial, é dar um tiro no pé.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Planta usada para chá pode virar 1º quimioterápico brasileiro

Uma planta usada tradicionalmente em chás medicinais e nas populares "garrafadas" (bebida que reúne várias ervas) está sendo testada no tratamento do câncer. Estudos iniciais desenvolvidos no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, mostram que ela conseguiu estabilizar o quadro clínico de uma doente terminal e que também foi eficaz no alívio das dores.

Encontrada no Norte e no Nordeste do país, a avelós (Euphorbia tirucalli) produz uma seiva semelhante ao látex, que é muita tóxica e cáustica. Se cai nos olhos, pode cegar.

O primeiro passo dos pesquisadores foi então isolar apenas as substâncias benéficas da planta e transformá-las em uma pílula, chamada de AM10.

Se a eficácia da droga for comprovada nos próximos estudos, ela poderá se transformar no primeiro medicamento oncológico nacional.

Dieta para desintoxicar no dia de ano novo!!

Se vc abusar no reveillon, com comida e bebida, sugiro algumas medidas para o dia seguinte. A prioridade é o consumo de carboidratos para estimular função cerebral e hepática, e consumo de proteínas de fácil digestão, pouco alérgicas, com alto valor nutricional para estimular a função intestinal e renal. Você deverá aumentar bastante a hidratação e estimular os nutrientes e compostos bioativos de ação colagoga, colerética, diurética e antioxidante. Vamos reduzir as toxinas hepáticas, cerebrais, intestinais e renais. Alimentos como aveia e quinua, legumes e verduras todas, em especial pepino, batata doce, batata yacon são bem vindas, muita água de côco, sucos ricos em clorofila 2x ao dia, muito orégano, alho, cebola, salsa, hortelã, alcachofra, boldo, jurubeba e alecrim. Frutas como melancia, melão, maçã, mamão, kiwi, abacate também são bem vindos. Consumir ovo cozido ou pochê e linhaça. Nada de leite, trigo, centeio, carne vermelha e frango. Se tiver geléia real, tome em jejum. Nada industrializado que contenha aditivos quimicos, tipo conservantes, acidulantes, corantes, etc. Suco de uva orgânico ou de açaí também ajudam bastante. Se tiver, raspe um pouco de gengibre nos sucos. Se amanhecer com dor de cabeça, tome um café feito na hora, 1/2 hora depois do suco ou da geleia real.

Para destoxificar a alma, deixe as dúvidas, angústicas, traumas e decepções para trás, faça uma prece, erga a cabeça, dê um beijo e um abraço bem forte em quem vc ama, e feliz 2010.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Quanto de proteína consumir?

Estou fazendo a postagem baseado no comentário da Vanuza Freitas feito na postagem: "Comprovado!! PTN demais faz mal aos rins!!"

Infelizmente o ensino da graduação está completamente ultrapassado. Pouco importa se o nome que se dá é hiper, hipo ou normo. O que importa é qual a situação metabólica que o paciente está passando e se a quantidade e a qualidade das proteínas que ele está comendo são suficientes para atender a sua demanda metabólica, que pode ser de restrição, manutenção ou repleção proteica, muscular, etc. Exemplo: em uma dieta pobre em fontes de creatina, é preciso comer 1,1g de glicina por dia para conseguir sintetizar no corpo creatina. No geral a grande maioria das pessoas consegue manutenção do turn-over proteico com 0,8gPTN/Kg/dia ou 132mg de nitrogênio/Kg/dia, sendo 70 a 80% de alto valor biológico. (comprovação, clique aqui). Outro exemplo: se o corpo do meu cliente está precisando de maior quantidade de catecolaminas, como a adrenalina, eu tenho que prescrever mais fontes de tirosina e fenilalanina, independente da quantidade de proteína, importa o aminoácido (veja tabela dos aminoácidos precursores de algumas substâncias importantes do corpo, clicando aqui).

Aproveite a leitura e veja a nova classificação dos aminoácidos essenciais, não essenciais, condicionalmente essenciais e os precursores dos condicionalmente essenciais, clicando aqui.

Aos poucos vou tentando colocar estas idéias, que já estão apresentadas na literatura, na graduação e pós.

Sugestão: leiam mais sobre os PDCAAs, ou os scores que medem a digestibilidade, valor biológico e biodisponibilidade das proteínas.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Deus existe?

Conheço uma história desde que comecei a lecionar, que dizem ter acontecido em uma Universidade quando um professsor lançou um desafio para os alunos:

1 - Deus criou tudo que existe?
2 - Um aluno respondeu imediatamente: Sim, Ele criou.
3 - Se Deus criou tudo o que existe, então Deus criou o mal, já que o mal existe! E se concordamos que as nossas obras são o reflexo de nós próprios, então Deus é mau!
4 - Dizem que o jovem ficou calado perante o argumento do mestre que dava um sorriso de uma lado ao outro por ter provado que a fé era um mito.
5 - Ai outro estudante levantou a mão, pediu a palavra e o professor lhe concedeu.
6 - Professor, o frio existe?
7 - O professor olhou meio estranho e disse: Lógico que existe, ou vc nunca sentiu frio?
8 - O aluno respondeu mais ou menos assim: Na realidade prof., o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na verdade é a ausência de calor. Todos os corpos ou objetos possuem ou transmitem energia; o calor é o que faz que os corpos tenham ou transmitam energia. Prof, o frio não existe. Nós criamos esta definição para descrever de que maneira nos sentimos quando não temos calor.
9 - E perguntou ainda mais. Professor, a escuridão existe?
10 - O professor respondeu que sim.
11 - Me perdoe professor, mas o senhor se engana. A escuridão, na realidade, é a ausência de luz. Através do prisma de Nichols, pode decompor-se a luz branca nas suas várias cores, com os seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão, não! Se olharmos as cores do arco-iris, não veremos o preto ou o negro. A escuridão é uma definição utilizada pelo homem para descrever o que ocorre na ausência da luz.
12 - E o aluno agora perguntou ao professor: Professor, o mal existe?
13 - O professor incrédulo continuava a dizer: sim, basta ver as ruas, os assaltos, estupros, brigas, etc.
14 - E o aluno disse: O mal não existe, Senhor, ou pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem… Em conformidade com os casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. O mal é o resultado da ausência de Deus no coração dos seres humanos.

Deus trouxe Jesus ao mundo para que te servisse de exemplo.

1 - Pai nosso que estais no Céu e em todos os lugares...
2 - Santificado seja o Vosso nome e aqueles que crem em ti...
3 - Venha a nós o Vosso reino e com ele os Vossos ensinamentos...
4 - Seja a feita a Vossa vontade de amar uns aos outro na Terra, como no Céu ou onde o meu olhar não pode enxergar mas minha fé pode sentir...
5 - O pão nosso de cada dia dái-nos hoje, porém mais do que o alimento físico, nos enche do alimento espiritual que cura as mazelas do mundo..
6 - Perdoai as nossas ofensas na medida em que perdoamos aqueles que nos ofendem, mas que saibamos perdoar sem exigir nada em troca, dando sempre o outro lado da face...
7 - Não nos deixa cair em tentação
8 - Livra-nos de todo o mal enchendo nossos corações de fé, perdão, humildade, gratidão e caridade, pois só assim alcançaremos e sentaremos ao lado do Pai.

Que assim seja!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Rabanada!! Vale a pena?


Tenho perguntado sempre aos meus alunos qual o maior "pecado nutricional" do Natal, e muitas são as respostas. Pernil de porco e farofas são respostas bastante comuns, mas para mim, sem dúvida, o problema é a rabanada, principalmente a frita. Em valor calórico, um pedaço de rabanada pode se assemelhar a outras preparações, mas pensando com a visão funcional, a rabanada oferece: glúten (alergênico e inflamatório), amido refinado (alto índice glicêmico), ausência da maioria dos micronutrientes (perda de função metabólica), gordura saturada e trans (leite - hipercolesterolêmicas e inflamatórias), proteínas alergênicas e de dificil digestão (lactoglobulina e caseínas), lactose (fermentação e flatulências), sacarose (índice glicêmico indesejável e fermentável, além de disbiose intestinal e cárie), e acroleína e acrilamida (fritura). Infelizmente nesta delícia de preparação, só se salva a canela (hipoglicemiante) e o prazer de consumir com toda a família.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comprovado!! PTN demais faz mal aos rins!!

É comum observar na população consumo superior ao recomendado de 1g/Kg/dia de proteína. Dietas hiperproteicas são interessantes se pensarmos em obesidade, mas podem trazer riscos para este ou outros grupos? Se formos atrás de grupos específicos, como pacientes Aidéticos, desnutridos, praticantes de musculação, entre outros, veremos uma ingestão que chega a 4g/Kg/dia. E uma pergunta sempre vem à tona. O risco de lesão renal existe já que as proteínas precisam ser filtradas nos rins e são potecialmente tóxicas pelo tipo, e não só pela quantidade? Trabalho que li mostra isso. O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito de uma dieta hiperproteica (HP) com uma normoproteica (NP) sobre a hemodinâmica renal e fatores clínico-químicos selecionados. Havia uma dieta HP (2,4g/kg/d) e de uma dieta NP (1,2g/kg/d) para verificar o efeito sobre a taxa de filtração glomerular (avaliada com base de sinestrina – um análogo de clearance de insulina) e o fluxo do plasma renal (clearance para-amino-hipúrico). A fração de filtração e a resistência renal vascular foram calculadas. Vinte e quatro homens jovens saudáveis seguidos de dois protocolos de dieta por sete dias cada em uma metodologia transversal. Eles foram individualmente orientados por um nutricionista para atingir o consumo de proteína planejado por meio da seleção normal dos alimentos sob condições isocalóricas. A taxa de filtração glomerular (NP: 125 ± 5 mL/min; HP: 141 ± 8 mL/min; P < 0.001) e fração de filtração (NP: 23 ± 5%; HP: 28 ± 5%; P < 0.05) aumentaram significantemente com a dieta HP. O nitrogênio da uréia sanguínea, o ácido úrico sérico, o glucagon, a natriurese, a albumina urinária, e a excreção de uréia aumentaram significantemente com a dieta HP, mostrando que uma dieta HP em curto prazo promove maior perda de proteína na urina (xixi caro e um inicio de lesão renal), altera a hemodinâmica renal e a excreção renal de ácido úrico, sódio, e albumina.

Fator muito importante: lesão renal a curto prazo. O estudo durou 7 dias (problemas renais com 1 semana de consumo proteico excessivo). E nem foram avaliados os efeitos específicos do tipo de proteína dado, o que pode piorar o quadro.

Para saber mais: FRANK, H.; GRAF, J.; AMANN-GASSNER, U. et al. Effect of short-term high-protein compared with normal-protein diets on renal hemodynamics and associated variables in healthy young men. Am J Clin Nutr; 90: 1509-1516, 2009.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Leitinho da madrugada!!

Uma prática muito observada na alimentação das crianças, desde que começei a atender pacientes, é o uso do leite artificial na forma de mamadeira durante a madrugada. Muitas crianças mantém o hábito da amamentação e da fase oral, as vezes até 4 ou 5 anos de idade. Prática da qual eu não gosto muito por alguns fatores:

1 - Primeiro porque é leite de vaca, insulinêmico, indutor de diabetes tipo II na fase adulta quando dado nos 2 primeiros anos de vida sem amamentação associada. Além disso, leite no meio do sono promove uma alteração completa nos hormônios da madrugada. Há muitos trabalhos mostrando que esta prática induz à obesidade na fase adulta.

2 - Muitas destas mamadeiras são feitas com leite acrescido de sacarose (tipo Ninho 1+), quando não se adiciona farinha láctea, mucilon, e etc, todos abarrotados de sacarose, indutor de obesidade, insulinêmica e cariogênica.

3 - Altera também o sono dos pais.

4 - Na maioria das vezes é oferecido na forma de mamadeira, com risco de contaminação se não for bem higienizada.

Pois bem, como a grande maioria, meus filhos também se acostumaram com a mamadeira da madrugada. Mas no nosso caso, os proprios pediatras solicitaram que não houvesse a retirada até 1 ano de vida pois as crianças nascem com baixo peso e pequenas, e acordavam 2x na madrugada, cujo objetivo era realmente o consumo de nutrientes para estimular o crescimento e ganho de peso. Um fenomeno natural observado em geral em gêmeos. Claro que para minimizar vários dos problemas que relatei acima, sempre usei NAN HA, hipoalergênico, sem sacarose, com ômega-3, com taurina, etc. Mas passou 1 ano e os meninos continuaram com o hábito e agora que estão quase dentro do percentil 40º nas curvas de peso e crescimento, resolvi começar a tirar. Primeiro teste foi ontem, e utilizei chá de erva doce com capim cidreira (também conhecido com capim santo ou capim limão - atenção, não é erva cidreira). Coloquei um pouco de açúcar mascavo e aos poucos vou reduzindo até tirar todo (vou usar camomila e melissa também). Depois pretendo dar só água até não oferecer nada e eles acostumarem a dormir completo.

Claro que ontem fiquei quase 1 hora e meia acordado, porque sem o leite, eles aceitaram e gostaram do chá, mas não teve o efeito sonífero do leite.

Mas tudo vai dar certo. Que Deus nos ajude.

Em tempo: a dieta funcional parece estar começando a render frutos. Os meninos vão saltar de grau no colégio. Terminaram a turma 1 e vão direto para a turma 3. Avaliação da pedagoga e da psicóloga da creche. 1 ano e 9 meses - E ainda ajuda na economia familiar ;<)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

NOVO PROGRAMA DE CÁLCULO DE DIETA

Pessoal, conheci este site da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e esta fundação está oferecendo um programa de cálculo de dieta para versão de avaliação por 30 dias. Após este período, se desejar ficar com o produto, deverá registrá-lo. Ainda não usei o programa por isso não posso recomendar. Se desejar baixar a versão de atualização, clique aqui.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

HDL e dieta

Estudar bioquimicamente o corpo é algo realmente fantástico. Estava eu fazendo uma procura sobre novos trabalhos que avaliem a capacidade de componentes nutricionais em modular o HDL, e encontrei uma nova enzima que ainda não conhecia, a PLTP (proteina de transferencia de fosfolipidios). Busquei e vi inumeros trabalhos mostrando que esta enzima está diretamente associada com aumento do risco cardiovascular, e fui ver porque. Lendo, acabei formando um novo pensamento sobre o metabolismo da HDL e agora tenho na cabeça que para modular geneticamente esta lipoproteína protetora, é preciso agir em 5 "frentes".

1ª - Estimular a sintese da HDL (modular os genes da Abca1 e apoA-1)
2ª - Estimular a maturação da HDL (genes da Lcat e PLTP)
3ª - Estimular o clearance ou recaptação da HDL (modular gene da SR-B1 e CETP)
4ª - Reduzir a oxidação das HDL
5ª - Aumentar a concentração da Paraoxonase-1 (PON-1) dentro das HDL

Meus cursos e aulas de doenças cardiovasculares para o ano de 2010 vão mirar nestas aspectos: nutrientes, compostos bioativos, hábitos de vida que favoreçam os 5 itens descritos. Show!!

Lupus, dieta e genética

Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune que afeta toda a fisiologia corporal. Tem por característica principal além dos autoanticorpos e complexos imunitários, o processo inflamatório. Desde o ano 2000 tenho buscado na literatura fatores dietéticos que possam induzir ao lupus. Já encontrei excesso de gordura, excesso de proteina, falta de vitamina D, excesso de ômega-6, mas o mais comum é a presença da L-canavanina, um derivado de aminoácido. Só que tenho lido mais recentemente aspectos na modulação genética desta doença e deste "aminoácido" muito encontrado na alfafa. Associação de LES e alfafa foi primeiramente relatada em um voluntário que desenvolveu lúpus quando ingeriu sementes de alfafa para um estudo de hipercolesterolemia. Geneticamente, a L-canavanina pode ser trocada e substituir a L-arginina durante a síntese de proteínas pela enzima RNAt arginil sintetase e isso provoca alterações sistêmicas importantes. Estudos epidemiológicos sobre a relação entre a alfafa e LES são poucos. Do que tenho lido, a incorporação da canavanina pode ser mais eficiente na presença de inflamação ou outras condições que podem causar deficiência de arginina. A L-canavanina induz células à apoptose e proteínas derivadas da L-canavanina que foram traduzidas pela incorporação deste aminoácido no lugar da arginina se espalham pelo corpo, sofrem ubiquinitação via proteossomas se tornando um disruptor endócrino e antigênico, ou seja, altera produção de diversos hormonios no corpo, induz `a inflamação e supressão funcional imune. Me parece claro que a dieta precisa ser altamente antiinflamatória e livre de metais pesados, pois há muitos trabalhos mostrando também que cadmio e mercúrio exarcebam a doença lúpica. Vitamina D é o nutriente do momento para tratamento do paciente lúpico (ovo, peixe, fígado, alimentos enriquecidos - sol não dá para contar pois os raios UV desencadeiam a inflamação lúpica). Tem até alguns trabalhos mais simples mas que mostram uma tendência ao uso da bromelaína, enzima proteolítica do abacaxi.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

E ainda tem gente que usa e acredita!!

Entidade quer proibição de remédio para emagrecer nos EUA
Publicidade - Jornal Folha On line 04/12/2009 - 08h02

LISA RICHWINE
da Reuters, em Washington

O remédio para emagrecer Meridia, do laboratório Abbott, deveria ser proibido imediatamente devido aos riscos relacionados ao coração, disse ontem um grupo de defesa dos consumidores em petição enviada ao órgão regulador do governo dos Estados Unidos.

O grupo Public Citizen disse que resultados antecipados de um estudo internacional de larga escala chamado Scout aumentou as preocupações anteriores do grupo com relação aos eventuais problemas cardíacos causados pelo Meridia.

"O fato de que [o Meridia] aumentou o número e a porcentagem de eventos cardiovasculares [no estudo]... deve levar à remoção imediata do produto do mercado", disse o Public Citizen, grupo de direitos dos consumidores, em petição apresentada junto à agência responsável pelo controle de drogas e alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês).

A FDA disse em novembro que descobertas preliminares do estudo Scout com 10 mil pacientes mostraram que 11,4% dos pacientes que tomaram Meridia morreram ou sofreram paradas cardíacas ou derrames.

O número foi de 10% para os pacientes que tomaram placebo.

A agência acrescentou à época que estava revendo seus dados, mas que era muito cedo para tirar conclusões. Uma porta-voz da FDA disse na quinta-feira que não poderia comentar a petição do grupo Public Citizen.

O Meridia, ou sibutramina, é um inibidor de apetite aprovado para tratar a obesidade em adultos. O medicamento pode causar efeitos colaterais desde dor de cabeça e constipação até pressão alta e aceleração do batimento cardíaco.

O porta-voz do laboratório Abbott Kurt Ebenhoch disse que o remédio é seguro quando usado como recomendado. O Meridia "não é recomendado ou aprovado para o uso em mais de 90 por cento dos pacientes que participaram do estudo Scout", disse ele.

RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS

1 - lICIA: E quando ela retirou a suplementação DE FERRO, melhorou esse cansaço.
Voce já ouviu falar nesse sintoma do ferro?

Excesso de ferro é prejudicial pois é um agente altamente oxidativo (produz radicais livres pela Reação de FENTON), que destrói membranas vasculares induzindo ao efeito da disfunção endotelial, como dificuldade na passagem de sangue. Além disso, a o oxidação de tecido cardíaco provoca alterações no bombeamento sanguineo, além da inflamação hepática. São situações típicas de pacientes que tem hemocromatose, doença onde há acúmulo de ferro no organismo. Portanto, a falta como o excesso de ferro levam sim à fadiga.


2 - Ana Paula:
2.1) O leite de soja tem lactoglobulina?
Nada de soja tem lactoglobulina, a não ser por contaminação cruzada, ou seja, foi feito um produto tipo extrato de soja e no local também se trabalhava com leite em pó, e parte do leite acaba se misturando ao leite de soja. Mesmo sem contaminação cruzada, leite de soja também tem fração proteica bastante alergênica.
2.2) É viável a suplementação de crisina para mulheres em menopausa com o objetivo de diminuir aromatase?
Nunca usei com pacientes minhas na menopausa, mas partindo do efeito fisiológico, com certeza. A ação da crisina parece ter mais efeito quando junto com piperina. Médicos usam inibidores da aromatase na forma medicamentosa para reduzir risco de cancer de mama em mulheres pos menopausadas.

3 - Lily Cabral:

Churrasco é indutor de câncer.


4 - Queria agradecer as mensagens de carinho e incentivo. Na verdade são vcs que ajudam a construir e manter o blog, e mais, ajudam a difundir a nutrição saudável.

ATO MÉDICO!!

Pessoal, no site do Senado Federal há uma enquete se vc deseja ou não que a profissão de medicina seja exercida exatamente como se encontra no projeto de lei 268/02, conhecido como ATO MÉDICO, que limita as demais profissões de saúde. Para votar e fazer pressão política, clique aqui.

obs: enquete é no canto direito (arrastando um pouco a barra de rolagem)

obs: o projeto não pode ser modificado. No paragrafo 2º artigo 4º o diagnostico nutricional está mantido (fiquem tranquilos). E no parágrafo 7º estão garantidas as atividades exclusivas dos nutricionistas, por exemplo prescrição e suplementação. O projeto foi aprovado assim na Camara (em 21 de outubro de 2009) e voltou para o Senado, portanto não deve sofrer modificações que possam altetar esses dispositivos, por isso a necessidade de manter a pressão política.

Quem quiser ler o PL aprovado na Camara na integra, divulgar, etc, clique aqui.