terça-feira, 10 de novembro de 2009

Você conhece o hidroxitirosol?


Tenho lido trabalhos científicos que mostram que o hidroxitirosol é um fitoquímico do grupo dos ácidos fenólicos com poderosas propriedades antioxidantes presentes de forma natural no azeite, e junto com o oleocantal, são os responsáveis pelo poder antioxidante e sabor amargo que caracteriza o azeite extra virgem.

Bioquimicamente, o hidroxitirosol é formado a partir da oleuropeína que por ação das enzimas b-glicosidases, que retiram a molécula da glicose da estrutura, formam o ácido elenólico que se subdivide em tirosol e hidroxitirosol. Esta ultima substância também está presente de forma natural em alimentos como o pescado. Mais atualmente li um trabalho que mostra o vinho tinto também tem esta subtãncia, e mais impressionante é que o etanol pode estimular o corpo a formar o hidroxitirosol. Ainda não discutido é a dosagem e em que circunstâncias metabólicas esta substância poderia ser produzida pelo corpo, mas na minha visão já acredito que a microbiota possa influenciar pois as enzimas glicosidades estão presentes no intestino delgado, cuja função é determinada pela participação dos lactobacilos.

Do que tenho lido as atividades mais preconizadas para o hidroxitirosol são inibição na formação de peroxinitrito, aumentar a atividade da glutationa peroxidase, quelação de metais pesados e proteção da LDL da oxidação.

Mais estudos prometem.

obs: se desejar ver a figura com mais detalhes, é só clicar em cima dela.

Nenhum comentário: